PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2024

Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Amizade Social
"Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8)

Neste ano 2024, acreditamos que ao celebrar o “Jubileu de 75 anos” (1949 - 2024), faremos memória dos acontecimentos que marcam a história do Colégio Consolata, fortalecendo os laços de afeto que nos unem como Comunidade Educativa, de modo a oportunizarmos a vivência do carisma allamaniano, estabelecendo um paralelo entre os conteúdos das disciplinas e a Campanha da Fraternidade de 2024 - Fraternidade e Amizade social, cujo lema é: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O desenvolvimento dos Projetos Educacionais visa, principalmente, privilegiar a aprendizagem dos alunos do ponto de vista da excelência formativa, intelectual, ética, conceitual e solidária, com base na “Pedagogia Allamaniana”. Este ano, em especial, além de resgatarmos os 75 anos do Colégio - “Jubileu de Brilhante” - exaltaremos as tradições, culturas e identidades dos continentes e países onde ocorrem as obras dos missionários e missionárias da Consolata e do Padre José Allamano, o sacerdote que soube doar tudo de si no serviço à Igreja, abraçar o mundo com seu amor e que está a caminho da canonização. Além disso, integraremos os propósitos da “Campanha da Fraternidade” (Fraternidade e Amizade Social) com o objetivo de relacionar conteúdos que suscitam a aplicação dos quatros pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser), para que os alunos adquiram conhecimentos alinhados às competências e habilidades da BNCC, desenvolvendo as competências socioemocionais (autoconhecimento, autocontrole, tomada de decisão responsável, habilidades sociais, consciência social) a fim de compreenderem e vivenciarem a Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências nas relações interpessoais em diversos contextos - trabalho, família e amizade - , num caminho de verdadeira penitência e conversão, na construção de um mundo novo de diálogo e justiça, igualdade e paz, com objetivo de construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras.

O professor, como tutor e/ou instigador, busca pelo conhecimento assim a cultura maker surge como grande aliada ao aprendizado, visto que faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática, em que os alunos tornem realidade suas ideias e desenvolvam as próprias tecnologias, compartilhando-as em dispositivos, ferramentas, projetos pessoais e interdisciplinares a fim de oportunizar e despertar interesses e habilidades indispensáveis para o mercado de trabalho, como liderança, cooperativismo, proatividade e condições técnicas para lidar com a tecnologia e estimular, colocar em prática, as competências socioemocionais para embasar seu foco com persistência e resiliência.

Os estudantes iniciarão um processo de pesquisa a partir de uma situação-problema, um tema desafiador e, nesse período, o professor-orientador os instigará, dando feedbacks como forma de enriquecer seu repertório e até mudar rumos, se necessário. De maneira que, ao final do processo, apresentem e socializem as suas descobertas com toda a comunidade educativa, apresentando suas produções por gráficos, vídeos, danças, dramatizações, debates, cartazes, exposições, entre outros.

Na Educação Infantil, os educandos realizarão atividades lúdicas que envolvem ações e interações que incentivam habilidades motoras nas experiências, de acordo com suas vivências, na prática do diálogo, na ressignificação da educação, no repensar da sustentabilidade, nas relações e no compartilhamento de responsabilidades entre o Colégio e a família.

No Ensino Fundamental, os alunos serão motivados a relacionar e ampliar os conteúdos em estudo aos aspectos afetivos, emocionais e físicos, cada vez mais complexos, cognitivamente, para compreenderem e atuarem sobre e no mundo de maneira autônoma, ampliando, assim, no Ensino Médio, com projetos científicos de mobilização sociocultural e ambiental, o que os tornará protagonistas da sua vocação, de seus percursos e histórias para definirem seus itinerários e projetos de vida no que diz respeito ao estudo, ao trabalho, às suas escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticas.

Assim, nossos educadores procuram relacionar esses conceitos, ideias, experiências e práticas aos temas preestabelecidos anualmente de acordo com nosso tema central, na busca de um amadurecimento da construção de conhecimentos, de acordo com a faixa etária, em cada segmento, desde o primeiro trimestre, durante seu processo até a conclusão. No terceiro trimestre, com apresentações em datas previamente agendadas. Avaliam os educandos, individualmente ou em grupo, durante todo o processo, na autoavaliação (integral, crítica e reflexiva), na integração, participação, preparação, organização no desenvolvimento do processo, das explanações, montagem, apresentações e realizações dos temas abordados em relação à qualidade, pontualidade na entrega das tarefas, colaboração, comprometimento e responsabilidade, buscando ativar e desenvolver em nossos alunos, suas Inteligências múltiplas (emocional, criativa, colaborativa, naturalística, interpessoal, intrapessoal, musical, espacial, lógico-matemática, linguístico, existência) com as atividades propostas.

  PROJETO 2024

2024 - CONSOLATA allamaniza o mundo!

ÚLTIMOS PROJETOS

  • TEMA:

    "Solidariedade e sustentabilidade para uma vida digna!"

  • TEMA:

    "Educa com amor, semeia ideias, vivencia valores e concretiza sonhos!"

  • TEMA:

    Colégio Consolata dialoga com a vida, a ética, o amor e a paz.

  • TEMA:

    TRADIÇÃO E MODERNIDADE: Cidadania e Compromisso com a Vida!

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2024 - TEMAS

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

EDUCAÇÃO INFANTIL

---

1º ANO

Preservação ambiental: fauna e flora brasileiras, maravilhas da vida.

2º ANO

---

3º ANO

---

4º ANO

---

5º ANO

---

ENSINO FUNDAMENTAL II

6º ANO

Explorar e Valorizar as Diversidades Culturais.

7º ANO A e B

Brasil Regiões: Cultura e Turismo.

8º ANO A e B

---

9º ANO

A influência da ciência na melhoria da qualidade de vida.

ENSINO MÉDIO

1ª SÉRIE

---

2ª SÉRIE B

CONSOLATA NEWS EM FOCO!

3ª SÉRIE

---

ARQUIVO - PROJETOS ANTERIORES

CONHEÇA MAIS PROJETOS EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

CONSO CENAS - GRUPOS DE TEATRO- Durante as aulas remotas de teatro, sob a direção e edição do Prof. Ronaldo Gil, foram registradas várias cenas, improvisos, exercícios e composições de personagens.

Dividiremos com vocês, a cada semana, um vídeo do grupo Incarta'z ou do Metamorfose Teatral no novo canal Conso Cenas.

Acesse em nosso canal no Youtube clicando aqui!

Inscreva-se e compartilhe!

CONSO CAST - O podcast do Colégio Consolata!- O Consocast nasceu como um projeto para desenvolver o olhar atento, o diálogo e a convivência harmoniosa com opiniões diferentes entre os seres humanos. Os estudantes estão construindo como procurar as informações de forma clara, objetiva e verídica; como trabalhar em equipe; como descobrir e entender assuntos sobre os quais não teria parado para pensar. A busca pela opinião sincera e fundamentada estão entre os objetivos do projeto. Trabalharemos com os mais diversos temas, sempre pautados na construção do conhecimento e do diálogo.

Acesse em nosso canal no Youtube clicando aqui!

CACOLETA - LIXO ELETRÔNICO

Quando troca-se um equipamento eletroeletrônico é comum não haver preocupação se ele vai ou não prejudicar o meio ambiente. Mas estes equipamentos são produzidos com substâncias nocivas e, uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados, como lixões e perto de lençóis freáticos, podem, certamente, causar inúmeros problemas de contaminação.

Por isso, esta iniciativa dos educandos do Colégio Consolata em desenvolver a reciclagem e incentivar a comunidade consumidora a participar de atividades que visem à redução do lixo eletrônico, recolhendo pilhas, baterias, celulares e componentes eletrônicos, transformando esse projeto em uma ação social.

PARTICIPE

Encontre no seu bairro um ponto de coleta e faça a sua parte!


PAPAPEL - COLETA SELETIVA

A intenção do Projeto é estimular uma mudança de atitude dos educandos diante das questões ambientais presentes em nossa sociedade atual. Caberá aos educadores e educandos percorrerem, em dias agendados, os ambientes do Colégio para explicar sobre a importância da reciclagem e criar um espaço, provavelmente uma caixa, em que os papéis usados serão depositados em vez de jogados no lixo. Posteriormente, esse material será doado a alguma instituição que trabalhe com reciclagem de papel.

OBJETIVO GERAL:

- Estimular os educandos a reconhecer os problemas decorrentes do uso e abuso dos recursos naturais para encontrar soluções locais, que podem ser restritas ao ambiente escolar e às suas residências.

Coleta seletiva do papel gerado em nosso ambiente escolar.

Esta coleta será realizada pelos educandos dos 6ºs anos e, posteriormente, esse material será doado a alguma instituição que trabalhe com reciclagem de papel.

RECICLÁVEL
Folha de papel sulfite
Folha de Caderno
Revista
Impressos em geral
Fotocópias
Envelopes
Cartões
Cartolina
Papelão
Jornal

NÃO RECICLÁVEL
Papel higiênico
Papel carbono
Fotografias
Fitas adesivas
Etiquetas adesivas
Guardanapos

QUERÓLEO

A questão do lixo é um dos problemas mais graves da atualidade. A reciclagem é uma forma importante de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens ambientais, dentre elas a economia dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade.
Entre os muitos produtos de difícil decomposição no meio ambiente, estão os óleos e gorduras, que não se dissolvem e nem se misturam à água. O óleo jogado no lixo ou no ralo da pia entope o encanamento, impermeabiliza fossas sépticas, contamina rios e lençóis freáticos, coloca em risco a vida aquática e compromete a alimentação humana.

OBJETIVOS GERAIS:

Desde 2010 o Projeto Queróleo promove a educação ambiental no Colégio Consolata e objetiva em desenvolver hábitos ecológicos sustentáveis, visando o equilíbrio entre proteção ambiental, saúde, desenvolvimento econômico e social, realizando a coleta e o descarte devido ao óleo usado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Coletar dados e agrupá-los na forma de gráficos.
• Interpretar as possíveis diferenças entre os dados das coletas.
• Identificar conceitos de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cidadania.
• Criar hábitos de respeito aos elementos e seres vivos que constituem nossa comunidade.
• Identificar agentes nocivos à saúde e criar hábitos saudáveis de alimentação.

PARTICIPE!

Encontre no seu bairro um ponto de coleta e faça a sua parte!



*

   DÚVIDAS?    Entre em contato: ronaldo@colegioconsolata.com.br

"A verdadeira alegria, a alegria do coração e do espírito, nunca é excessiva.
Devemos ser alegres todos os dias do ano."

Padre José Allamano

COLÉGIO CONSOLATA

Fundado em 1949, o Colégio Consolata mantém uma educação de excelência que semeia ideias, cultiva valores e concretiza sonhos, priorizando a alegria do dia a dia escolar e o espírito familiar.

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 7h às 17h.

                        

ATENÇÃO!

O Colégio Consolata comunica que o serviço de transporte escolar é desvinculado do Colégio. Toda comunicação em relação ao serviço deverá ser feita diretamente com o responsável pela empresa.


Transfere - Transporte Escolar
Tio Clovis - Fone: (11) 94780-0415 / Res.: (11) 2952-9728
Tia Laura - Fone: (11) 99125-7935 / 94746-2321
Email: transfere.trans.escolar@gmail.com


Tia Fátima - Transporte Escolar
Fone: (11) 2258-4282 / Cel: (11) 99399-1521


TRANSCONSOLATA - Transporte Escolar e Turismo
Gabriela - (11) 91333-4846 - Renato - (11) 98969-4771
Email: consolatatransportes@gmail.com

ATENÇÃO!

Os uniformes personalizados poderão ser adquiridos nos seguintes endereços:


Unifor System Moda Escolar- Fone: (11) 2976 9383.
Marli Uniformes Escolares - Fone: (11) 2959 3660.
Cléflor Confecções - Fone: (11) 2239 7527 - www.clefloruniformes.com.br.
Fábrica de Roupa de Judô- (11) 3965 1552 (sugestão)

PARCEIROS

FALE CONOSCO