MARCO OPERATIVO

Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

Avaliação humanizadora

O horizonte da avaliação no Colégio Consolata está pautada na dimensão humanizadora. O horizonte, portanto, da avaliação no Ensino Religioso é a qualidade de vida: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em plenitude" (Jo. 10, 10).

"A avaliação parte sempre da concepção de ensino e aprendizagem. Nessa proposta a abordagem do conhecimento escolar visualiza o Ensino Religioso como algo significativo, articulado, contextualizado, em permanente formação e transformação. (...) Conjunto de atuação, que tem a função de alimentar, sustentar, orientar e adequar a intervenção pedagógica, verificando o grau de aprendizagem que foi atingido pelo educando" (PCN - Ens. Religioso, nº 2.4, p.41-42).

Tal tipo de avaliação só é viável com a participação dos alunos.

Para Celso Vasconcelos, quando a escola faz assim, ela vai além de uma exigência automática e formal, e passa a ter uma exigência muito maior que é o compromisso, a construção do conhecimento, a responsabilidade" (Revista Mundo Jovem, julho de 2001).

Por um lado, ela é processual e abrangente. Mas também, é pontual e objetivável. Compreende o conhecimento, o desenvolvimento de atividades, a participação em projetos e a convivência.

Para o educador é fonte para uma análise individual do desenvolvimento do aluno. Não tem caráter de terminalidade e oferece condições para a elaboração e reelaboração da dinâmica pedagógica.

Para os alunos ela é a possibilidade de auto-conhecimento, de valorização de si e dos outros, de posicionar-se diante dos conteúdos e valores tratados nas aulas.

Os espaços educativos, não são apenas fontes onde os alunos buscam respostas para suas perguntas, mas espaços onde a dúvida se aguça. Partir das perguntas é mais pedagógico, instigante e construtivo. E as perguntas são fornecidas pela vida concreta das pessoas, não pelas doutrinas.

Os conteúdos do Ensino Religioso (conceituais, procedimentais e atitudinais), portanto, não podem ser medidos pelo que os alunos não sabem, mas pela sua busca, seus questionamentos, pela inventividade criadora diante dos desafios.

Tornar-se consciente, é um aprendizado que podemos fazer através do método do ensaio e do erro. Fazer do erro um caminho para tornar-nos mais conscientes, só é possível mediante a avaliação personalizada. Ressaltamos que o erro não acusa culpados simplesmente. Ele pode ser um caminho para o aperfeiçoamento. Destacamos ainda que "correr riscos" pode ser uma prática necessária em educação pelo fato de despertar o entusiasmo e rovocar a participação.

O diálogo formativo com cada aluno e cada classe, conforme o Paradigma Allamaniano, se torna neste sentido, um meio por excelência de avaliação da vida.A problemática da vida é inter-disciplinar, portanto só pode ser estudada e avaliada numa dimensão contínua, brangente e dialógica.

"A união de coração e mente alivia o cansaço, produz energia, obtém a vitória. Trabalhai sempre de comum cordo e Deus abençoará os vossos empreendimentos".

Pe. Allamano