Educação
centrada nos valores evangélicos
Em Jesus encontramos os critérios norteadores para
a construção de um ser humano ideal e de uma
nova sociedade (Mt 5,1-13) e um exemplo concreto de humanização
dos diversos olhares humanos: sensibilidade, solidariedade,
diálogo, superação dos preconceitos
(Jo 4, 1-26).
O Ensino religioso pode
ajudar na construção
dos valores que tem significação coletiva na
comunidade, na superação das discriminações
e preconceitos, e neste sentido, contribuir para uma educação
inclusiva, em que todos (alunos, educadores e familiares) se
sintam parte da comunidade escolar e social, responsáveis
pela construção de uma sociedade mais justa e
solidária.
"A escola não pode também hoje atingir
seu objetivo sem estar atenta a certos valores que caracterizam
a civilização de nosso tempo: o senso do coletivo
e do universal, o desejo de justiça e paz, o respeito às
pessoas e às categorias sociais menos desenvolvidas,
a liberdade de consciência, o anseio de promoção,
a força dos grupos e o interesse pela criatividade" (Estudos
CNBB, nº 6, 2.3.3)
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