MARCO OPERATIVO

Mistério da vida
Contexto real da vida
Valores evangélidos
Ação pedagógica
Dimensão contemplativa
Dimensão profética
Dimensão política
Dimensão celebrativa
Dimensão utópica

Dimensão eclesial/missionária
Educador evangelizando
Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

 
Educação centrada nos valores evangélicos

Em Jesus encontramos os critérios norteadores para a construção de um ser humano ideal e de uma nova sociedade (Mt 5,1-13) e um exemplo concreto de humanização dos diversos olhares humanos: sensibilidade, solidariedade, diálogo, superação dos preconceitos (Jo 4, 1-26).

O Ensino religioso pode ajudar na construção dos valores que tem significação coletiva na comunidade, na superação das discriminações e preconceitos, e neste sentido, contribuir para uma educação inclusiva, em que todos (alunos, educadores e familiares) se sintam parte da comunidade escolar e social, responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.

"A escola não pode também hoje atingir seu objetivo sem estar atenta a certos valores que caracterizam a civilização de nosso tempo: o senso do coletivo e do universal, o desejo de justiça e paz, o respeito às pessoas e às categorias sociais menos desenvolvidas, a liberdade de consciência, o anseio de promoção, a força dos grupos e o interesse pela criatividade" (Estudos CNBB, nº 6, 2.3.3)