MARCO OPERATIVO

Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

Dimensão eclesial - missionária

Conforme a exortação apostólica Evangelli Nuntiandi, "nascida da missão, pois, a Igreja é por sua vez enviada por Jesus. A Igreja fica no mundo quando o Senhor da glória volta para o Pai. Ela fica aí como um sinal, a um tempo opaco e luminoso, de uma nova presença de Jesus, sacramento da sua partida e da sua permanência. Ela prolonga-o e continua-o. Ora, é exatamente toda a sua missão e a sua condição de evangelizador, antes de mais nada, que ela é chamada a continuar" (Exortação Apostólica Evangelli Nuntiandi, nº 15).

O Documento 47 da CNBB deixa bem claro o objetivo do Ensino Religioso, em grande parte das escolas católicas. “...dentro de uma dimensão antropológica visa dar ao aluno uma formação básica, social e religiosa cristã, não se limitando a aulas sistemáticas, mas perpassando toda a atividade educativa da escola. A escola católica enfrenta os desafios que a cultura coloca à fé. O ensino religioso ajuda os estudantes a conseguir a síntese entre fé e cultura, que é necessária ao processo de sua maturação na fé.” (nº 44, p.28).

A Igreja é a assembléia dos seguidores de Jesus, vocacionados à santidade. “A vocação e os ministérios são elementos fundamentais e constitutivos da Igreja” (Cong. Voc. do Brasil – p. 10).

De fato, todos, na Igreja são chamados para um determinado serviço. Todos precisam comprometer-se com a promoção da vida, dos direitos humanos, da inclusão social.

O testemunho coerente e transparente de todos os seguidores e seguidoras de Jesus, a coragem de propor a opção alegre e radical do seguimento de Jesus (através do ministério ordenado ou da vida religiosa–missionária), constitui-se um desafio.