MARCO OPERATIVO

Mistério da vida
Contexto real da vida
Valores evangélidos
Ação pedagógica
Dimensão contemplativa
Dimensão profética
Dimensão política
Dimensão celebrativa
Dimensão utópica

Dimensão eclesial/missionária
Educador evangelizando
Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

 
Dimensão utópica

Se a educação, por natureza, é utópica, com maior razão o é a educação cristã.

Educar “na esperança” ou “para a utopia” é cultivar expectativas e preparar as pessoas para que se neguem a aceitar a realidade atual como única possível e se empenhem na sua transformação. Trata-se de um imperativo ético, próprio da natureza humana. Salientamos aqui duas funções éticas: "A função crítica pelo discurso ético detecta, desmascara e pondera as realizações inautênticas da realidade humana. A função utópica projeta e configura o ideal normativo das realizações humanas. Essa dupla função concretiza-se na busca de 'fins' e de 'significados', na necessidade de utopias globais e no valor inalievável do ser humano e de todos os seres, onde ele não é sujeito nem valor fundamental da moral numa consideração fechada de si mesmo" (PCN - Ens.Religioso, p.37).

A esperança cristã, a utopia, alimenta as forças, alarga o horizonte até torná-lo universal e transcendente. Aqui nasce o cristão missionário. Aqui o carisma do Allamano toca os limites do céu e da terra e se torna Consolação. “Alguns não são capazes de alargar o coração!”, dizia ele. “Quando se espera pouco, ofende-se a Deus”.

Sua esperança é visível quando se entra na sua devoção mariana. “O desejo de Nossa Senhora é que todos se salvem.”