Educação
Religiosa como ação pedagógica por excelência
Na prática de Jesus de Nazaré encontramos o
exemplo típico de uma ação pedagógica
que interfere no processo de construção do conhecimento,
nas mediações e que se mede nos frutos gerados:
o trabalho em equipe (Mt 5, 13-16); o agente educativo (Lc
8, 4-8); avaliação interativa e auto-avaliação
(Mt 7); conteúdo como meio (Jo 4,1-26); a dimensão
celebrativa - a oração e a eucaristia como fontes
alimentadoras da atitude interna que nasce do coração
da pessoa (Lc 24, 13-35).
Não é fácil fazer educação
com esta ótica, numa sociedade neuroticamente competitiva,
onde a tirania de padrões de status e aparência
estão em níveis alucinantes. Sabemos, porém,
que se o educando não encontrar caminhos para direcionar
esforços, potencializar dons e interagir de forma construtiva,
cairá no desânimo e na frustração.
Eis porque a Educação Religiosa no Colégio
Consolata pontua alguns aspectos.