MARCO OPERATIVO

Mistério da vida
Contexto real da vida
Valores evangélidos
Ação pedagógica
Dimensão contemplativa
Dimensão profética
Dimensão política
Dimensão celebrativa
Dimensão utópica

Dimensão eclesial/missionária
Educador evangelizando
Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

 
Educação Religiosa como ação pedagógica por excelência

Na prática de Jesus de Nazaré encontramos o exemplo típico de uma ação pedagógica que interfere no processo de construção do conhecimento, nas mediações e que se mede nos frutos gerados: o trabalho em equipe (Mt 5, 13-16); o agente educativo (Lc 8, 4-8); avaliação interativa e auto-avaliação (Mt 7); conteúdo como meio (Jo 4,1-26); a dimensão celebrativa - a oração e a eucaristia como fontes alimentadoras da atitude interna que nasce do coração da pessoa (Lc 24, 13-35).

Não é fácil fazer educação com esta ótica, numa sociedade neuroticamente competitiva, onde a tirania de padrões de status e aparência estão em níveis alucinantes. Sabemos, porém, que se o educando não encontrar caminhos para direcionar esforços, potencializar dons e interagir de forma construtiva, cairá no desânimo e na frustração.

Eis porque a Educação Religiosa no Colégio Consolata pontua alguns aspectos.