MARCO OPERATIVO

Educador evangelizando
Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

O educador evangeliza educando e educa evangelizando

A missão educadora – evangelizadora no Colégio Consolata, exige não só estruturas e metodologias adequadas, mas também, encontrar a chave para as grandes questões da vida humana: seu próprio sentido, os problemas do mal inevitável, da frustração e do fracasso, da justiça, da responsabilidade social e da convivência. “O homem contemporâneo acredita mais nas testemunhas do que nos mestres, mais na experiência do que na doutrina, mais na vida e nos fatos do que nas teorias. O testemunho de vida cristã é a primeira e insubstituível forma de missão.” (RM 42a ; PCN - Ens. Religioso p. 27).

Cada aula de ensino religioso, em outras palavras, traz a responsabilidade de transmitir o conteúdo com sabor de vida vivida pelo professor.

O paradigma allamaniano, de fato, é, em primeiro lugar, um desafio para os educadores. É especialmente no relacionamento destes com os alunos que os objetivos da educação, no Colégio Consolata, se realizam. Como se relacionam o professor com os alunos, como concebe o processo ensino-aprendizagem, como envolve os alunos nas atividades, na vivência dos valores, é magisterial.

"Os primeiros discípulos atribuíam a Jesus o título de Mestre, pois agia e falava para ensinar, e com ele eles aprendiam: 'Abriu-lhes a mente para que entendessem as Escrituras' (Lc 24,45). Ensinava nas sinagogas, no Templo e nas ruas. Os quatro evangelhos reiteram o testemunho unânime: Jesus é Rabbi, palavra hebraica que o grego neo-testamentário traduziu por didáskalos, o latim por magister, e chegou à nossa língua como mestre" (Revista Diálogo, nº 10, ano III, p. 26).