MARCO OPERATIVO

Mistério da vida
Contexto real da vida
Valores evangélidos
Ação pedagógica
Dimensão contemplativa
Dimensão profética
Dimensão política
Dimensão celebrativa
Dimensão utópica

Dimensão eclesial/missionária
Educador evangelizando
Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

 
Dimensão Profética

Na busca consciente de realizar o Reino de Deus e sua justiça, somos hoje especialmente convocados à promoção da qualidade de vida existente. Isto implica na “reafirmação da vida humana e sua inviolabilidade” (cf. EV. 5) e, ao mesmo tempo, inclui o respeito e a preservação da integridade da criação, hoje ferida de morte em seu equilíbrio ecológico.

A lista de crimes e atentados contra a vida afirmados em Gaudium et Spes, nº 27 [1] , e outros específicos de nossa era exige nosso compromisso profético. Ser profeta, hoje, portanto, envolve duas experiências paradoxais, mas complementares: indignação ética e denúncia de tudo o que desrespeita a vida e reconhecimento e anúncio dos sinais, gestos e experiências de construção da vida.

A linguagem da possibilidade floresce no campo da dimensão profética. Isto é, diante dos desafios, somos chamados a buscar alternativas possíveis assumidas coletivamente. A solidariedade e o serviço voluntário são expressões desta atitude.


[1] "Tudo o que atenta contra a própria vida, como qualquer espécie de homicídios, o genocídio, o aborto, a eutanásia e o próprio suicídio voluntário; tudo o que viola a integridade da pessoa humana, como as mutilações, as torturas físicas ou morais e as tentativas de dominação psicológica; tudo o que ofende a dignidade humana, como as condições infra-humanas de vida, os encarceramentos arbitrários, as deportações, a escravidão, a prostituição, o mercado de mulheres e jovens e também as condições degradantes de trabalho, que reduzem os operários a meros instrumentos de lucro, sem respeitar-lhes a personalidade livre e responsável: todas estas práticas e outras semelhantes são efetivamente dignas de censura". DOCUMENTO Concílio Vaticano Segundo, nº 284.