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O
contexto real da vida
Jesus
olha, interpreta e revela a realidade de seu tempo: escândalo econômico (Jo2,13-22), o escândalo
político (Mt 12, 1-8; 22, 15-22), o escândalo
social (Jo 8,1-11; 10, 25-27) e o escândalo religioso
(Jo 4,1).
O
processo educativo na fé insere-se numa situação
real de tempos e lugares, pessoas e acontecimentos, filosofias
e religiões que nos afetam. A educação
personalizada, tão distintiva da pedagogia allamaniana,
situa-se nesta dimensão: contexto real da vida dos educandos,
suas famílias, amigos, cultura, nível de desenvolvimento,
religião...
A
pluralidade das religiões é um dado patente
e antigo. O diálogo ecumênico e religioso, porém, é um
caminho novo. Quando se admite o pluralismo religioso, vê-se
o valor e o peso das diferenças e o alcance de suas
riquezas. O diálogo religioso só faz caminho
quando nasce da plena fidelidade à própria tradição
e do respeito à alteridade das outras tradições.
"O Ensino Religioso necessita cultivar a reverência,
ressaltando pela alteridade que todos são irmãos.
Só então a sociedade irá se conscientizando
de que atingirá seus objetivos desarmando o espírito
e se empenhando, com determinação, pelo entendimento
mútuo" (PCN - Ens. Religioso, nº 1.2.2.). É o
jeito de construir a Paz.
De
nossa parte, devido à metodologia allamaniana,
deveríamos falar, ao invés de evangelização,
de inter-evangelização. De fato, além
do testamento e anúncio de Jesus Cristo, há também
a proposta daqueles cuja fé é diferente da nossa,
mas que, nos valores mais autênticos de sua cultura,
revelam a face de Cristo e a ação do Espírito
que nos interpela. A Comunidade do Colégio Consolata
evangeliza e, ao mesmo tempo, se deixa evangelizar. |