MARCO OPERATIVO

Mistério da vida
Contexto real da vida
Valores evangélidos
Ação pedagógica
Dimensão contemplativa
Dimensão profética
Dimensão política
Dimensão celebrativa
Dimensão utópica

Dimensão eclesial/missionária
Educador evangelizando
Avaliação humanizadora
Referências bibliográficas

 
O contexto real da vida

Jesus olha, interpreta e revela a realidade de seu tempo: escândalo econômico (Jo2,13-22), o escândalo político (Mt 12, 1-8; 22, 15-22), o escândalo social (Jo 8,1-11; 10, 25-27) e o escândalo religioso (Jo 4,1).

O processo educativo na fé insere-se numa situação real de tempos e lugares, pessoas e acontecimentos, filosofias e religiões que nos afetam. A educação personalizada, tão distintiva da pedagogia allamaniana, situa-se nesta dimensão: contexto real da vida dos educandos, suas famílias, amigos, cultura, nível de desenvolvimento, religião...

A pluralidade das religiões é um dado patente e antigo. O diálogo ecumênico e religioso, porém, é um caminho novo. Quando se admite o pluralismo religioso, vê-se o valor e o peso das diferenças e o alcance de suas riquezas. O diálogo religioso só faz caminho quando nasce da plena fidelidade à própria tradição e do respeito à alteridade das outras tradições.

"O Ensino Religioso necessita cultivar a reverência, ressaltando pela alteridade que todos são irmãos. Só então a sociedade irá se conscientizando de que atingirá seus objetivos desarmando o espírito e se empenhando, com determinação, pelo entendimento mútuo" (PCN - Ens. Religioso, nº 1.2.2.). É o jeito de construir a Paz.

De nossa parte, devido à metodologia allamaniana, deveríamos falar, ao invés de evangelização, de inter-evangelização. De fato, além do testamento e anúncio de Jesus Cristo, há também a proposta daqueles cuja fé é diferente da nossa, mas que, nos valores mais autênticos de sua cultura, revelam a face de Cristo e a ação do Espírito que nos interpela. A Comunidade do Colégio Consolata evangeliza e, ao mesmo tempo, se deixa evangelizar.