Pastoral
escolar
A
pastoral escolar do Colégio Consolata tem por objetivo
a criação de espaços privilegiados e próprios
que assegurem à comunidade educativa oportunidades para
expressarem e vivenciarem sua opção de fé. É o
caso por exemplo das celebrações litúrgicas,
retiros espirituais, encontros de formação, orações,
grupos de vivência cristã, etc.
Atualmente
a pastoral escolar do Colégio Consolata
tem realizado um trabalho de interação com outros
núcleos e equipes: teatro, Educação Física,
coral, banda e linha de frente, NEC, NOE, APM, o que possibilita
momentos mais bonitos e significativos nos quais os próprios
alunos percebem o nosso entrosamento e a dimensão maior
do trabalho da Pastoral.
O envolvimento
dos professores e funcionários na preparação
e na realização de algumas atividades, para que
possam se sentir co-responsáveis na pastoral escolar,
tem sido um de nossos objetivos. Percebemos assim uma maior
conscientização de que “Pastoral” somos
todos nós. Porém, ainda há pessoas que
não foram atingidas por esse objetivo, o que pode refletir
na participação dos alunos. Esse parece ser um
dos nossos maiores desafios.
Por outro lado,
temos percebido uma crescente participação
e envolvimento dos alunos na grande maioria das atividades.
Esse aumento da participação pode estar relacionado
a um aprimoramento no planejamento da pastoral escolar. Porém,
ainda há alunos que não aderem às atividades.
Em relação a isso, constatamos que nos mais velhos
a participação é menor do que nossas expectativas
apesar de haver um grupo desses alunos que permanentemente
envolve-se nas atividades.
É o caso dos retiros espirituais. A adesão dos
alunos é cada vez maior. Existe a solicitação
de outros retiros durante o ano (mais do que três). Houve até a
sugestão de retiros para os pais dos alunos. Reconhecemos
que o aumento dessa demanda está relacionada a eficiência
de seu planejamento e de sua organização. Para
manter essa qualidade, notamos que é necessário
mais tempo para preparação dos mesmos e mais
participantes na equipe do NOR. A manutenção
dessas atividades, feita simultaneamente ao trabalho da sala
de aula, é muito desgastante. Além disso, precisamos
de um maior envolvimento dos profissionais da escola no planejamento
e na realização desses momentos. Quanto às
orações feitas pelo interfone, temos um bom exemplo.
Percebemos que elas já entraram na rotina de nossos
alunos e professores. Alguns envolvem-se no seu preparo, de
acordo com o calendário sugerido.
No que se refere
aos Encontros de Formação (por
séries) no Recanto, eles têm sido muito bem recebidos
pelos alunos. Temos diversificado estratégias e temas,
tentando adequá-los às necessidades e características
de cada faixa etária. O trabalho conjunto de três
profissionais, contribuiu para isso. Mas, nessa atividade também
constatamos que a participação dos alunos mais
velhos é menor do que nossas expectativas.
Destacamos a
aceitação das orações
e dos momentos de espiritualidade nas reuniões com os
professores e funcionários. Porém, sentimos a
necessidade de mais periodicidade e espaços mais específicos.
Os Grupos de
Vivência Cristã (GVX-Teen e GVX-Jovem)
são formados por cerca de 40 alunos dos ensinos Fundamental
e Médio. Os encontros são semanais e os grupos
distinguem-se pelas atividades. O GVX-Jovem é um grupo
de reflexão e espiritualidade enquanto que, o GVX-Teen é um
grupo de formação de lideranças e ações
concretas. Destacamos que para a manutenção da
identidade e perfil de cada um dos grupos é importante
o apoio da escola.
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