DIAGNÓSTICO

Ações missionárias
Necessidades

Pastoral escolar

A pastoral escolar do Colégio Consolata tem por objetivo a criação de espaços privilegiados e próprios que assegurem à comunidade educativa oportunidades para expressarem e vivenciarem sua opção de fé. É o caso por exemplo das celebrações litúrgicas, retiros espirituais, encontros de formação, orações, grupos de vivência cristã, etc.

Atualmente a pastoral escolar do Colégio Consolata tem realizado um trabalho de interação com outros núcleos e equipes: teatro, Educação Física, coral, banda e linha de frente, NEC, NOE, APM, o que possibilita momentos mais bonitos e significativos nos quais os próprios alunos percebem o nosso entrosamento e a dimensão maior do trabalho da Pastoral.

O envolvimento dos professores e funcionários na preparação e na realização de algumas atividades, para que possam se sentir co-responsáveis na pastoral escolar, tem sido um de nossos objetivos. Percebemos assim uma maior conscientização de que “Pastoral” somos todos nós. Porém, ainda há pessoas que não foram atingidas por esse objetivo, o que pode refletir na participação dos alunos. Esse parece ser um dos nossos maiores desafios.

Por outro lado, temos percebido uma crescente participação e envolvimento dos alunos na grande maioria das atividades. Esse aumento da participação pode estar relacionado a um aprimoramento no planejamento da pastoral escolar. Porém, ainda há alunos que não aderem às atividades. Em relação a isso, constatamos que nos mais velhos a participação é menor do que nossas expectativas apesar de haver um grupo desses alunos que permanentemente envolve-se nas atividades.

É o caso dos retiros espirituais. A adesão dos alunos é cada vez maior. Existe a solicitação de outros retiros durante o ano (mais do que três). Houve até a sugestão de retiros para os pais dos alunos. Reconhecemos que o aumento dessa demanda está relacionada a eficiência de seu planejamento e de sua organização. Para manter essa qualidade, notamos que é necessário mais tempo para preparação dos mesmos e mais participantes na equipe do NOR. A manutenção dessas atividades, feita simultaneamente ao trabalho da sala de aula, é muito desgastante. Além disso, precisamos de um maior envolvimento dos profissionais da escola no planejamento e na realização desses momentos. Quanto às orações feitas pelo interfone, temos um bom exemplo. Percebemos que elas já entraram na rotina de nossos alunos e professores. Alguns envolvem-se no seu preparo, de acordo com o calendário sugerido.

No que se refere aos Encontros de Formação (por séries) no Recanto, eles têm sido muito bem recebidos pelos alunos. Temos diversificado estratégias e temas, tentando adequá-los às necessidades e características de cada faixa etária. O trabalho conjunto de três profissionais, contribuiu para isso. Mas, nessa atividade também constatamos que a participação dos alunos mais velhos é menor do que nossas expectativas.

Destacamos a aceitação das orações e dos momentos de espiritualidade nas reuniões com os professores e funcionários. Porém, sentimos a necessidade de mais periodicidade e espaços mais específicos.

Os Grupos de Vivência Cristã (GVX-Teen e GVX-Jovem) são formados por cerca de 40 alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Os encontros são semanais e os grupos distinguem-se pelas atividades. O GVX-Jovem é um grupo de reflexão e espiritualidade enquanto que, o GVX-Teen é um grupo de formação de lideranças e ações concretas. Destacamos que para a manutenção da identidade e perfil de cada um dos grupos é importante o apoio da escola.