DIAGNÓSTICO

Ações missionárias
Necessidades

Ensino religioso

Em relação às aulas de Ensino Religioso, sentimos que há a necessidade da formalização de um Projeto de Ensino Religioso que contemple desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O que acontece atualmente é a adoção de um material didático com um fim em si mesmo no Ensino Fundamental ou a falta de uma proposta orgânica de curso no Ensino Médio. Decorre disso uma superficialidade na abordagem das temáticas de ensino-aprendizagem e o desgaste de alguns temas importantes para a formação dos alunos. Alguns assuntos tornam-se repetitivos e os alunos ficam com a sensação de que a aprendizagem religiosa não é significativa. Os alunos não conseguem, por exemplo, significar esses conteúdos na própria vida, de maneira progressiva e transformadora.

Necessitamos de uma metodologia que desperte o interesse e a curiosidade dos alunos pelo Ensino Religioso de maneira que a aprendizagem seja ressignificada.

Cabe aqui destacar que o livro didático é uma ferramenta importante nas aulas de ensino religioso pelo fato de que é um dos referenciais teóricos para a produção do conhecimento na formação religiosa do educando. Entretanto, destacamos que o livro didático deve ser sempre um meio, uma das estratégias de aprendizagem em Ensino Religioso, que sempre devem ser assumidas e orientadas pelo professor de acordo com o enfoque educativo da mística allamaniana. Isso inverte a noção do livro didático com um fim em si mesmo. Ele adquire o sentido de instrumento de aprendizagem.

Observamos que existe a necessidade de enriquecermos nossas aulas com mais momentos de interiorizarão e oração. A aceitação das turmas é muito boa quando esses momentos são propostos. Para uma eficácia maior disso, é necessário um local mais adequado. Infelizmente, a capela da escola não oferece acomodação e principalmente acústica, para a realização dessas atividades.

Em relação ao Ensino Médio, foi desenvolvido um Projeto de Ensino Religioso singular. A partir de experiências de anos anteriores, assumimos hoje uma conduta educativa baseada nas demandas surgidas nos alunos. Elas são classificadas em temáticas que são aprofundadas através de seminários apresentados por grupos de alunos. Cabe ao professor iluminar as apresentações desses seminários à luz de nosso referencial teórico. Mas também, quanto a isso, faz-se necessária uma formalização dos conteúdos (eixos conceituais) para cada série de modo a termos uma continuidade progressiva.

Notamos que a ausência de especialidade de alguns profissionais que atuam no Ensino Religioso, principalmente nas séries iniciais, é um dos fatores que dificulta o trabalho pedagógico na sala de aula. Pensamos que a atuação de professores específicos para o Ensino Religioso nas séries iniciais ou pelo menos um processo de capacitação permanente para os professores envolvidos se faz necessária.