Ensino
religioso
Em
relação às aulas de Ensino Religioso,
sentimos que há a necessidade da formalização
de um Projeto de Ensino Religioso que contemple desde a Educação
Infantil até o Ensino Médio. O que acontece atualmente é a
adoção de um material didático com um
fim em si mesmo no Ensino Fundamental ou a falta de uma proposta
orgânica de curso no Ensino Médio. Decorre disso
uma superficialidade na abordagem das temáticas de ensino-aprendizagem
e o desgaste de alguns temas importantes para a formação
dos alunos. Alguns assuntos tornam-se repetitivos e os
alunos ficam com a sensação de que a aprendizagem
religiosa não é significativa. Os alunos não
conseguem, por exemplo, significar esses conteúdos na
própria vida, de maneira progressiva e transformadora.
Necessitamos de uma metodologia que desperte o interesse e
a curiosidade dos alunos pelo Ensino Religioso de maneira que
a aprendizagem seja ressignificada.
Cabe aqui destacar que o livro didático é uma
ferramenta importante nas aulas de ensino religioso pelo fato
de que é um dos referenciais teóricos para a
produção do conhecimento na formação
religiosa do educando. Entretanto, destacamos que o livro didático
deve ser sempre um meio, uma das estratégias de
aprendizagem em Ensino Religioso, que sempre devem ser assumidas
e orientadas pelo professor de acordo com o enfoque educativo
da mística allamaniana. Isso inverte a noção
do livro didático com um fim em si mesmo. Ele adquire
o sentido de instrumento de aprendizagem.
Observamos que existe a necessidade de enriquecermos nossas
aulas com mais momentos de interiorizarão e oração.
A aceitação das turmas é muito boa quando
esses momentos são propostos. Para uma eficácia
maior disso, é necessário um local mais adequado.
Infelizmente, a capela da escola não oferece acomodação
e principalmente acústica, para a realização
dessas atividades.
Em relação ao Ensino Médio, foi desenvolvido
um Projeto de Ensino Religioso singular. A partir de experiências
de anos anteriores, assumimos hoje uma conduta educativa baseada
nas demandas surgidas nos alunos. Elas são classificadas
em temáticas que são aprofundadas através
de seminários apresentados por grupos de alunos. Cabe
ao professor iluminar as apresentações desses
seminários à luz de nosso referencial teórico.
Mas também, quanto a isso, faz-se necessária
uma formalização dos conteúdos (eixos
conceituais) para cada série de modo a termos uma
continuidade progressiva.
Notamos que a ausência de especialidade de alguns profissionais
que atuam no Ensino Religioso, principalmente nas séries
iniciais, é um dos fatores que dificulta o trabalho
pedagógico na sala de aula. Pensamos que a atuação
de professores específicos para o Ensino Religioso nas
séries iniciais ou pelo menos um processo de capacitação
permanente para os professores envolvidos se faz necessária. |