DIAGNÓSTICO

Ações missionárias
Necessidades

Contextualização

O panorama religioso no Colégio Consolata é marcado pela diversidade religiosa: Religiosidades orientais, muçulmanos, católicos, evangélicos, espíritas e praticantes de cultos afro-brasileiros fazem parte de nossa clientela. Entretanto, percebemos que essas opções religiosas, em alguns casos, são apenas modos de classificação, sem representarem uma prática efetiva de vivência de doutrina religiosa, seja qual for. Face a essa diversidade sentimos a necessidade de fazer um levantamento da realidade religiosa da nossa clientela através de um instrumento de pesquisa.

Conforme a pesquisa realizada 62,2% dos alunos são católicos. Destes, 70% participam, muitos com trabalho pastoral ou social, em uma paróquia ou comunidade da Capital. Temos alunos provenientes de 30 Paróquias. Cerca de 4,6% dos alunos pertencem a diferentes Igrejas evangélicas, 4,8% são espíritas e 2,3% participam de uma religião oriental e 26% afirmam não participar de nenhuma religião.

Um dado interessante: mais de 16% dos que responderam à enquete participam ou se dispõem a participar de trabalho voluntário tanto na área pastoral como social.

Consideramos que o Ensino religioso, as atividades pastorais e as ações missionárias são o diferencial e a identidade do colégio católico. Dessa forma é fundamental o reconhecimento dessa importância dentro de todas as atividades educativas do Colégio Consolata. Ainda sentimos que em algumas situações falta uma compreensão da educação de um modo mais abrangente, que envolve a pessoa além da informação e da dimensão intelectual.