Políticas e estratégias
Regras

Ações concretas

NOR 01. Ressignificação da Proposta de Ensino Religioso

- Reelaborar a Proposta de Ensino Religioso para encontrar a chave para as grandes questões da vida humana: seu próprio sentido, os problemas do mal inevitável, da frustração e do fracasso, da justiça, da responsabilidade social e da convivência.

NOR 02. Capacitação dos profissionais de Ensino Religioso

- Propiciar condições para a capacitação e atualização dos profissionais de ensino religioso para transmitir o conteúdo com sabor de vida vivida.

NOR 03. Local adequado para experiências de oração

- Estudar a possibilidade de um local adequado para experiências de oração para oportunizar, às crianças, adolescentes e jovens, de forma didática e contínua, a experiência de transcendência, de oração que brota da vida.

NOR 04. Aprendizagem significativa no Ensino Religioso

- Trabalhar o conhecimento e a experiência para direcionar esforços, potencializar dons e interagir de forma construtiva.

NOR 05. Espírito investigativo

- Promover semestralmente um projeto de pesquisa para tornar o processo pedagógico instigante e construtivo.

NOR 06. Capacitação na pedagogia allamaniana

- Organizar encontros com o corpo docente para a capacitação na pedagogia allamaniana para que no relacionamento destes com os alunos os objetivos da educação no Colégio Consolata se realizem.

- Destacar nos momentos festivos da escola, relacionados à Consolata e ao Padre José Allamano, o seu carisma e a sua obra para que a seu exemplo alarguemos o horizonte até torná-lo universal e transcendente.

NOR 07. Envolvimento de toda a comunidade educativa nas atividades do NOR

- Motivar a participação da comunidade escolar em projetos solidários, culturais, sociais e religiosos para assegurar o horizonte utópico do Reino da Justiça e Fraternidade e, ao mesmo tempo, provocar transformações possíveis e significativas.

NOR 08. Conhecimento e vivência da Proposta de Jesus Cristo

- Anunciar Jesus Cristo, não como uma doutrina, mas como uma pessoa, através do qual o mistério de Deus se torna próximo de nós porque, em Jesus, encontramos os critérios norteadores para a construção de um ser humano ideal e de uma nova sociedade.

NOR 09. Espírito de oração

- Garantir momentos de mística e oração nas reuniões e eventos com a comunidade educativa para favorecer o cultivo do amor fraterno e um sadio e comprometido jeito de relacionar-se consigo mesmo, com o outro e com a natureza.

NOR 10. Articulação política das ações missionárias

- Participar e/ou organizar projetos solidários, culturais e sociais para exercitar a linguagem da possibilidade, buscando alternativas criativas e coletivas diante dos desafios.

NOR 11. Respeito à pluralidade religiosa

- Promover oportunidades de partilha e celebração entre as diferentes manifestações religiosas para ver o valor, o peso das diferenças e o alcance de suas riquezas.

- Promover encontros inter-religiosos para que a Comunidade do Colégio Consolata evangelize e, ao mesmo tempo, se deixe evangelizar.