Grandes Artistas  
  Projeto para o 2° ano do Ensino Fundamental - 2008  
 
 
 
 
 

Orientadora pedagógica responsável
Profª Suzy Vieira Março de Souza

Por que estudar arte?

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas.

A Arte tem uma função tão Importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: culturas e épocas.

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível.

Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender.

 

Habilidades desenvolvidas

  • Interagir com material, instrumentos e procedimentos variados em artes;
  • Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria criação e a dos colegas;
  • Compreender e saber identificar a arte como fato histórico, contextualizando-a nas diversas culturas;
  • Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, indagando,discutindo, argumentando e apreciando a arte de modo sensível;
  • Identificar e compreender a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo na própria experiência de aprendiz aspectos do processo percorrido pelo artista;
  • Buscar e organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos e acervos, reconhecendo e compreendendo a variedade de produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;
  • Conhecer e comparar a natureza da paisagem local com a de outros lugares;
  • Reconhecer semelhanças e diferenças nas formas pelas quais os diferentes grupos sociais lidam com as manifestações da natureza, relacionando atitudes desses grupos com o trabalho, hábitos cotidianos e lazer;
  •  Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência os conceitos de anterioridade, posteridade e simultaneidade;
  • Discernir algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais existentes em seu grupo de convívio escolar e em sua cidade;
  • Reconhecer que algumas situações sociais,  econômicas e culturais se transformam e outras permanecem em seu espaço de convivência;
  • Identificar alguns documentos históricos e fontes de informações, discernindo suas funções.

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