Como escola Católica, o Colégio Consolata existe para evangelizar. Em outras palavras, quer trazer o Evangelho para dentro da proposta Pedagógica e aceitar os desafios de uma caminhada educativa no seguimento de Jesus. "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14,6). SAIBA MAIS...

DESTAQUES

Trata-se de um Grupo de Vivência Solidária de alunos que estão no Ensino Fundamental e Médio.

As atividades do Grupo são organizadas e assessoradas pela Profª. Cristina Gimene e supervisionadas pela Profª. Fátima Manoela (Coordenadora do Núcleo de Orientação Religiosa). O objetivo do GVS é acompanhar os jovens alunos na formação de amizades sólidas tendo como princípios os valores evangélicos e a espiritualidade Allamaniana. Também visa proporcionar aos alunos ambiente para revisão de vida, estudo bíblico e crescimento espiritual (oração). Além disso, o GVS quer motivar e acompanhar os jovens nos seus gestos de ação missionária, sobretudo no reforço escolar e nas visitas à Creche do Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida e ao Asilo.

| Confira mais no arquivo... |

ARQUIVO
ENCONTROS DE FORMAÇÃO
Semanalmente a Pastoral realiza um encontro com uma turma diferente no Recanto Consolata.

Nele fazemos a experiência de um encontro mais profundo com o EU, com o OUTRO, com a NATUREZA e com DEUS. As atividades propostas ajudam a:
* Fortalecer os laços de respeito, diálogo e amizade entre o grupo;
* Promover a reflexão individual e coletiva sobre temáticas apropriadas à faixa etária;
* Oportunizar um olhar interior e o questionamento da postura individual diante da vida.

Bem vindo ao Núcleo de Orientação Religiosa (NOR) do Colégio Consolata.

De modo geral, nossas ações educativas correspondem a uma das três dimensões do NOR:

Ensino Religioso: aulas que fazem parte da grade de ensino de todas as séries;

Atividades Pastorais: oportunidades de vivência religiosa como celebrações, orações, encontros, etc;

Ações Missionárias: projetos concretos de intervenção social.

CELEBRAÇÕES

Celebrar é fazer memória dos acontecimentos que marcam nossa vida pessoal, comunitária e em nossa comunidade religiosa (Igreja).

ENSINO RELIGIOSO

Ensino Religioso não é catequese.

Por isto, no Colégio Consolata esta disciplina está estruturada de acordo com os parâmetros curriculares nacionais para a disciplina, tendo uma abordagem que contempla a diversidade religiosa. A pluralidade das religiões é um dado patente e antigo. O diálogo ecumênico e religioso, porém, é um caminho novo. Quando se admite o pluralismo religioso, vê-se o valor e o peso das diferenças e o alcance de suas riquezas. O Ensino religioso visa dar ao aluno uma formação básica, social e religiosa cristã, não se limitando a aulas sistemáticas, mas perpassando toda a atividade educativa da escola. Pode ajudar na construção dos valores que tem significação coletiva na comunidade, na superação das discriminações e preconceitos, e neste sentido, contribuir para uma educação inclusiva, em que todos (alunos, educadores e familiares) se sintam parte da comunidade escolar e social, responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa e solidária.

AÇÕES MISSIONÁRIAS

Ações assumidas pela comunidade que manifestam o espírito de solidariedade e vivência fraterna.

ENCONTRO DE JOVENS
São encontros de aprofundamento espiritual, experiência de fé e encontro com DEUS. Acontecem duas vezes ao ano dirigidos aos alunos de 7ª e 8ª séries e alunos do Ensino Médio.