Banda Marcial > Especiais > Afinada com a proposta
Afinada com a proposta

O trabalho realizado pela Banda Consolata não se limita às belas apresentações musicais.

Criar oportunidades para que nossos alunos venham a compreender, conhecer e apreciar as várias linguagens artísticas sempre ocupou, em nossa proposta pedagógica, um espaço particularmente privilegiado e, adequadamente dimensionado ao desenvolvimento dos valores, atitudes e habilidades que integram o aprender, o sentir e o criar das diversas manifestações da arte.

Dessa forma, sempre foi nossa convicção de que é por meio dessas oportunidades que nossos alunos poderão ampliar sua formação integral, intensificando os significados de seu mundo interior e exterior e, sobretudo, depurando sua percepção crítica frente a uma sociedade em constantes mudanças. E é, também, o advento dessas mudanças, responsável pelos novos paradigmas de convivência humana, pelo acesso a múltiplas e sucessivas formas tecnológicas de comunicação, que nos tem estimulado a dar continuidade a uma das formas educativas de comunicação entre os jovens, as máquinas e os sons.

Assim, acreditamos que é vivenciando o ritmo envolvente, os diferentes sons e melodias produzidos pela música que nossos alunos criam amigos, ampliam as relações de afeto, desenvolvem seu gosto musical e, sobretudo, aprendem a reconhecer e a valorizar a diversidade sociocultural que os rodeia, sem preconceitos estéticos e étnicos.

Nesse sentido, a Banda Consolata vem desempenhando papel de inestimável valor na formação de nossas crianças e jovens — é o espaço no qual atividades de improvisação e interpretação com instrumentos musicais favorecem não só o desenvolvimento da sensibilidade, da leitura e da memória musical, mas também e, em especial, ampliam as oportunidades de desenvolvimento da auto-estima, do senso crítico e da vivência de relações de respeito e diálogo. É o espaço no qual o exercício de trabalho em equipe propicia a cada um a possibilidade de sua própria produção como a oportunidade de valorização do trabalho dos demais colegas.

Participar de um grupo musical como a Banda Consolata é participar de um processo criador que integra múltiplos sentidos, que faz de nosso aluno um crítico das funções e formas de consumo da música e, como tal, um cidadão apto a melhor compreender sua inserção e participação na sociedade. É a comunicação musical auxiliando na formação integral de nossos alunos, desenvolvendo as habilidades e as competências imprescindíveis à construção e à vivência de uma vida cidadã