Tema: A Cidade de São Paulo  
  Projeto interdisciplinar para o 7° ano do Ensino Fundamental - 2008  
 
 
 
 
 

Áreas do conhecimento
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História, Geografia, Inglês, Ensino Religioso, Desenho Geométrico e Artes Cênicas.

Professores responsáveis
Rafael, Maria Lenita, Joyce, Otávio, Maria Hilda, Rosimeire, Valquiria, Thitaka, Ronaldo, Tânia e Eliana.

Orientadora pedagógica responsável:
Profª
Cibele

 

I – Justificativa

Vivemos em uma metrópole pouco conhecida por nossos jovens. Esse fato acarreta uma aparente “apatia e indiferença” em relação ao local que habitamos e pelo qual somos responsáveis.

A escola atual precisa assumir o importante papel de reverter essa situação e fazer com que seus educandos passem a conhecer, amar e preservar todo valor e patrimônio existente na cidade que construímos e onde convivemos.               

 

II- Objetivos gerais

  • Estimular o aluno a conhecer melhor o espaço físico em que vive;
  • Levar o aluno a conhecer e aprender mais sobre a formação histórica, sócio-cultural e artística da cidade de São Paulo.
  • Desenvolver nos jovens um olhar crítico perante os problemas enfrentados na cidade e estimular reflexões sobre suas possíveis soluções;
  • Despertar no aluno autonomia para que sejam cidadãos mais participativos no processo de reconstrução do espaço social.
  • Desenvolver as habilidades de leitura , escrita e verbalização; trabalhar as diferentes linguagens, verbal, visual e cênica, através de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar ; estudar a cultura paulista no âmbito de questões que envolvam a consciência sócio-cultural e artística da cidade de São Paulo.
  • Saber combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
  • Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
  • Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do meio ambiente;
  • Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica, e compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios científico-tecnológicos;
  • Considerar as várias propostas metodológicas pedagógicas existentes, particularmente as mais recentes e inovadoras que propõem uma atitude investigativa e reflexiva do aluno;
  • Possibilitar ao aluno uma reflexão sobre a defesa da vida tornando-o  um agente transformador no meio em que vive, seja no seu início, decurso ou término;
  • Incentivar o surgimento de uma nova maneira de ser e viver em São Paulo, uma postura mais amorosa e responsável pela cidade que acolhe a todos e recebe muito pouco em troca.

  

III - Avaliação

O aluno será avaliado pela participação, organização, integração, pontualidade, preparação e no desenvolvimento das explanações e apresentações dos temas abordados.

O aluno será avaliado na realização de tarefas, participação na aula, colaboração e integração com os colegas e o comprometimento e responsabilidade com as atividades propostas.

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