Toda a Comunidade Educativa do Colégio Consolata tem conhecimento do trabalho missionário realizado pelas Irmãs Missionárias da Consolata em vários países e estados brasileiros.

Como membros da família Consolata, alimentamos o sonho de conhecer cada vez mais as diferentes realidades desses campos de Missão e tentar estabelecer vínculos de amizade e interagir com alguns deles.

Há 4 anos realizamos o desejo de realizar um projeto mais sistemático com a comunidade da cidade de Marilac, município de Minas Gerais, próximo ao vale do Rio Doce, com 4400 habitantes, em sua maioria muito carentes. As Irmãs da Consolata atuam nessa comunidade, há 19 anos e hoje coordenam a Pastoral da Criança na região.

Motivados pelo espírito missionário e pela vontade de fazê-lo crescer cada vez mais nos corações dos professores, pais, alunos e funcionários de nosso Colégio, a equipe de Pastoral, dedicou-se nos últimos três anos coordenar 4 etapas desse projeto que chamamos de PROJETO MARILAC e visitou o local para entrega do gesto concreto das campanhas por três vezes. Professores, pais e alunos puderam constatar a realidade desse campo de Missão. Esse projeto uniu o Colégio Consolata a Marilac.

Pretendemos, em nossa Campanha Missionária de 2006, dar continuidade ao Projeto Marilac, mas, de acordo com as constatações das nossas necessidades locais, aliadas à propostas feitas por professores e alunos, vamos também ampliar nossa atuação a outros campos de Missão em São Paulo.

Um pouco da realidade na cidade de Marilac

- Localização: Município de MG, próximo ao vale do Rio Doce. Uma única estrada liga a cidade ao município vizinho: Governador Valadares. Distância (aproximada) de São Paulo: 1000 quilômetros.
- O município de Marilac é campo de Missão das Irmãs Missionárias da Consolata há 19 anos e afirmamos que a presença das missionárias na região é um ponto fundamental para o desenvolvimento sócio-afetivo daquela população.
- Marilac é município emancipado de Governador Valadares e sua população é carente, vítima do sistema excludente. A condição de vida da população é agravada por diferentes fatores:

• baixa renda familiar, causada pela ausência de mercado de trabalho;
  • condições desumanas de trabalho, moradia, saúde, alimentação;
  • gravidez precoce;
  • casos de prostituição infantil;
  • falta de higiene, alimentação adequada e medicina preventiva;
  • educação de péssima qualidade ou completamente ausente;
  • isolamento e sobrecarga de trabalho, com exploração da mão de obra infantil;
  • sistema de saúde precário;

Unindo forças ao trabalho da Pastoral da Criança, as missionárias vêm ampliando o seu campo de atuação. Uma das irmãs da Consolata é a coordenadora da Pastoral da Criança em Marilac.
As ações das Missionárias da Consolata na Pastoral da Criança estão ligadas a projetos na área social e de promoção humana com crianças de 0 a 6 anos, suas mães, famílias e mulheres gestantes, num trabalho de:

• Combate à mortalidade infantil, desnutrição e marginalidade social (prevenção);
  • Produção da multimistura e alimentação alternativa:
      • Preparação de alimentos e remédios caseiros;
      • Aproveitamento de cascas, folhas e sementes;
      • Práticas alternativas de nutrição e alimentação;
  • Saúde - Medicina infantil e alternativa – higiene e prevenção:
      • Preparação e distribuição gratuita de remédios contra verminoses, xaropes e soro caseiro;
  • Formação de lideranças para a Pastoral juntos às mulheres;
  • Formação de lideranças para o trabalho da Pastoral da Criança no futuro, junto às meninas (Projeto: Líder - Mirim)
  • Organização de campanhas, com aqueles que possuem melhores condições financeiras, para o auxílio às famílias carentes, com enxovais e roupas para as crianças abaixo de 6 anos;
  • Coordenação dos projetos de geração de renda, que contribuem com o aumento da renda familiar:
      • Projeto: Delícias caseiras
      • Projeto: Produtos de limpeza
      • Projeto: Calçados populares (venda)
      • Projeto com os idosos: artesanato – pintura em tecido e dobraduras
      • Em 2006 - ajuda na construção da casa de uma pessoa com deficiência

Grupos atendidos pela Pastoral da Criança em Marilac:
  • 27 líderes voluntários que trabalham com as missionárias da Consolata na Pastoral da Criança;
  • 7 líderes-mirins;
  • 18 membros da equipe de apoio – mães da Pastoral da Criança;
  • 211 famílias atendidas pela Pastoral da Criança;
  • 257 crianças são assistidas ao mês; (incluindo crianças da zona rural);
  • 180 quilos de multimistura são produzidos ao mês;
  • mães gestantes;

Fazendo memória: O que o Colégio Consolata já realizou em Marilac?

Em 2003 arrecadamos:

80 unidades de leite em pó;
28 pacotes de açúcar mascavo;
266 unidades de brinquedos;
608 unidades de roupas para crianças de zero a seis anos;
R$ 3550,00,  em dinheiro;

Em 2004, nosso projeto teve duas etapas, seus frutos foram:

• 1ª etapa do ano: 70 filtros para as famílias carentes que não possuíam água potável em casa (Campanha da Fraternidade de 2006), conseguimos arrecadar com as turmas R$ 1.432,94, mais as campanhas realizadas entre as irmãs e os professores
  • Oferecemos cartilhas sobre o uso e os cuidados com a água para as crianças da escola municipal da cidade.  (Elaboradas por nossos alunos da 8ª série em 2004)

Total arrecadado em dinheiro na 2ª etapa: R$ 1.360,00

Roupas para crianças, adultos e peças de enxoval para bebês: 1122 peças