Prezados pais!

Numa atitude de parceria entre a escola e a família, a Orientação Educacional do Colégio Nossa Senhora Consolata considera importante abrir um canal de comunicação com os pais para podermos somar estratégias que propiciem aprendizagens significativas para a vida do educando.

A Orientação Educacional agradece a parceria na missão de educar e espera dar continuidade a esse trabalho para, condignamente, colaborar na orientação da vida, obra divina.

Desejando um Santo e Feliz Natal, enviamos algumas sugestões para que, no próximo ano, caminhemos na mesma direção em busca do melhor para as nossas crianças e jovens.

As férias estão chegando, por isso as famílias podem ir se preparando para aproveitar os momentos de maior convivência e se aproximarem mais dos filhos. Saber ouvir, dando-lhes oportunidade de demonstrar o que pensam, sentem e sonham...

Prestem atenção nas suas atitudes, falas e comportamentos, brincadeiras e reações para conhecê-los melhor.

As crianças aprendem e fazem escolhas desde cedo, o que ajuda a definir o estilo de vida que terão anos mais tarde. Cabe então aos adultos ajudá-los a criar hábitos saudáveis.

O aprendizado infantil acontece por meio da modelagem, isto é, as crianças raciocinam por meio daquilo que podem ver, tocar ou vivenciar.

Tudo que não seja ético deve ser evitado: mentir, omitir e agredir alguém, de forma física ou verbal, está fora de cogitação.

Os pais precisam ter bom senso e capacidade de auto-observação, autocrítica e autocontrole.

A mídia fornece um turbilhão de informações, tanto positivas como negativas, por isso os pais precisam ficar atentos para sempre dialogar e refletir com os filhos sobre essa diversidade de opiniões às quais eles têm acesso, dando-lhes orientação e, principalmente, inserindo valores éticos e morais.

Os maus exemplos, principalmente quando envolvem violência física ou verbal, podem trazer consequências emocionais graves, pois geram medo, provocam ansiedade e insegurança. Essas emoções negativas podem se transformar em sentimentos de culpa, remorso e raiva.

- Estratégias que funcionam:

Uma vida ativa é mais saudável

• Tire as crianças do sofá.  A televisão e o videogame são, geralmente, os maiores concorrentes das atividades físicas.
  • Correr e brincar, tudo o que faz o corpo se mexer ativa também o cérebro.
  • É importante incluir atividades físicas na rotina diária.
  • Opte por programas que promovam o movimento.
  • Brincadeiras em grupo levam a aprender a conviver.

Influência dos pais

• Um exemplo vale mais que mil palavras.
  • Superproteção: torna a pessoa dependente, frágil e sem autonomia.
  • Não faça pela criança o que ela pode fazer sozinha, permita-lhe desenvolver a autonomia.

É importante encontrar o equilíbrio entre estabelecer regras e garantir que elas sejam seguidas.

• Exponha, não imponha. Conquiste sua autoridade.
  • Converse, explique o porquê do “sim” e do “não”.
  • Preste atenção nas mensagens que você está transmitindo pelo seu comportamento.
  • Seja convincente, cative, conquiste a confiança de seu filho.
  • Evite atitudes extremas.
  • Elogie atitudes e comportamentos saudáveis.
  • Concentre-se na criação de novos hábitos, em vez da adoção de comportamentos temporários.
  • Lembre-se sempre: educação requer ternura, paciência e perseverança.

Para aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento humano, apresentamos algumas sugestões de leitura, vídeos e atividades sociais que podem ser realizadas pela família.

Família - Exemplos impactantes de Colégio Consolata em Vimeo.

Reunião de Pais e Mestres de Colégio Consolata em Vimeo.

BOAS FÉRIAS!

Professora Penha