Prezados pais!

Numa atitude de parceria entre a escola e a família, a Orientação Educacional do Colégio Nossa Senhora Consolata considera importante abrir um canal de comunicação com os pais para podermos somar estratégias que propiciem aprendizagens significativas para a vida do educando.

Foco: Mudança de segmento - da Ed. Infantil para o 1° ano do Ens. Fund. I; do 5° do Ens. Fund. I para o 6° ano do Ens. Fund. II; do 9° ano do Ens. Fund. II para o Ensino Médio.

Justificativa: Na contemporaneidade percebe-se o domínio de uma educação superprotetora que enfraquece o desenvolvimento da autonomia. A criança e o jovem têm uma acentuada dificuldade para enfrentar frustrações, situações novas e desafios.
            A Proposta Pedagógica do Colégio Consolata é comprometida com a formação humana e com o ensino dos conhecimentos acumulados historicamente com a adoção de estratégias que favoreçam e incentivem atitudes e posturas, como autonomia, iniciativa, autovalorização, ética, criatividade, cidadania liderança, diálogo, participação, desenvolvimento de projetos, resolução de problemas, boa utilização da informação e dos recursos, inovação e pioneirismo.
            Assim sendo, julgamos producente fazer um projeto com atividades que tenham como objetivo criar uma familiarização do aluno com a rotina do futuro segmento.

Objetivo Geral: Tornar a mudança de ciclo ou segmento um fator mais positivo e menos traumático na vida do estudante.

Público alvo: Alunos do Infantil III para o 1º ano do Ens. Fund. I; do 5° ano do Ens. Fund. I para o 6º ano do Ens. Fund. II; e do 9° ano do Ens. Fund. II para o Ens. Médio.

Objetivos específicos: Fazer com que a passagem de um segmento para o outro resulte num processo de adaptação mais eficiente para que o aluno se torne protagonista de sua aprendizagem e desenvolva um real perfil de estudante.

Responsáveis: Educação Infantil III

Coordenadora Pedagógica Profª Maristela

Professoras Fabiana e Karina

Responsáveis:Ens. Fundamental I

Coordenadora Pedagógica Cibele

Professoras Soraia e Dulcinéia

Professoras Daniela e Valquiria

Responsáveis:Ens. Fund. II e Ens. Médio

Coordenadoras Pedagógicas Lenita e Silvana

Professoras Alessandra, Alci

Operacionalização:

1- Ed. Infantil III para o 1º ano do Ens. Fund. I

As professoras farão atividades em conjunto com as professoras da Ed. Infantil III.
Haverá um dia de lanche compartilhado.

2- 5º ano do Ens. Fund. I para o 6° ano do Ens. Fund. II

Os alunos do 5º ano entrarão em contato com os colegas do 6º ano para tirar suas dúvidas sobre o ano seguinte. Essa comunicação será feita por meio de cartas, uma vez que a professora Alessandra está desenvolvendo um projeto com esse gênero textual.

3- 9º ano do Ens. Fund. II para o Ens. Médio

A Orientadora Educacional e a professora de Ensino Religioso farão para os alunos uma apresentação sobre os objetivos e características dos cursos: Técnico, Bacharelado, Licenciatura, Graduação, Pós-graduação, Mestrado, Doutorado, Ensino a Distância, Faculdade Federal e Faculdade Estadual.