Numa atitude de parceria entre a escola e a família, a Orientação Educacional do
Colégio Nossa Senhora Consolata considera importante abrir um canal de
comunicação com os pais para podermos somar estratégias que propiciem
aprendizagens significativas para a vida do educando.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Orientação Educacional preenchendo o formulário abaixo:

Colégio Consolata

Orientação Vocacional Profissional

Como educadores nos preocupamos muito, quando perguntamos aos jovens qual é o seu projeto de vida e percebemos a dificuldade de resposta. Isto, muitas vezes, acontece pela falta de oportunidade que eles têm de gerenciar a própria vida, por receberem uma educação pautada pela super proteção por um lado e excesso de liberdade do outro.

As facilidades do mundo moderno, os meios de comunicação, a fragilidade da presença de princípios e valores, vão tornando o conceito de felicidade e realização pessoal cada vez mais equivocados.

Porém, para crescer, amadurecer, para se tornar o que se é, é preciso buscar a própria voz, escolher um percurso pontilhado de desvios e sem nenhuma certeza de chegada.

É preciso encarar a realidade. E nisso os pais podem ajudar, permitindo que os filhos vivam a própria vida, enfrentando desafios, superem frustrações e saibam lidar com as consequências de seus atos.

Entendemos, que antes de qualquer opção que se precise fazer, é imprescindível conhecer-se (autoconhecimento), saber do que se gosta, pelo que se interessa, quais são as habilidades, capacidades, dificuldades e facilidades.

Diante dos desafios contemporâneos, que requer investigação, análise, empreendedorismo, ação e transformação da prática, optamos trabalhar com projeto para conduzir a orientação vocacionall profissional dos alunos do Colégio Consolata.

Trabalhando a questão do autoconhecimento, iniciaremos o projeto com questões instigantes que possibilitem aos alunos levantar hipóteses, responder os próprios questionamentos e conseguir interpretar a realidade do mercado de trabalho em um contexto de contínuas transformações sócio econômicas, políticas e científicas.

Esta metodologia levará a uma organização de ações através de uma pergunta: "Como me vejo trabalhando no futuro?".

Então levantaremos hipóteses e questões a respeito. E, com estas questões vamos favorecer, promover, valorizar, exercitar o poder de pensar do sujeito, pois, ao argumentar, descrever, ter ideias diferentes sobre uma mesma coisa, em um contexto de iguais (num ambiente coletivo), oportunizaremos aos alunos diferentes ideias sobre as diferentes profissões.

Num segundo momento, após esta socialização e interação de informações eles se organizarão em grupos para levantamento de hipóteses sobre cada profissão pela qual o grupo se interessa.

Esquema:
• Situação- problema - materialização de recursos- sistematização;
• Articular uma situação com outra;
• Considerar elementos da situação;
• Julgar o que é fundamental;
• Tomar decisões.

o objetivo é oferecer ao educando oportunidade para refletir sobreao que e como está aprendendq.para que assim, possa desenvolver habilidades de pensamento 'e· auto regulação da sua aprendizagem, oferecendo-Ihes oportunidade de:

• Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados para a tomada de decisão;
• Destacar o que considera significativo, tendo em vista critério, objetivo ou valor;

• Fazer um recorte significativo de uma realidade.

Levantamento de questões instigantes:

O que me atrai nesta profissão?

O que me encanta e emociona ao ver o profissional desta área atuando?

Quais ciências que teoricamente interagem com esta área.

Em que campos este profissional pode atuar?

O que de mais importante percebo nesta profissão?

O que de mais desafiador consigo perceber?

Tenho condições emocionais de trabalhar nesta área?

A que atribuo o sucesso deste profissional?

A que atribuo o fracasso deste profissional?

Na última fase do projeto proporemos um 'fórum', com a finalidade de sintetizar as pesquisas realizadas.

Saiu no Jornal O Estado de São Paulo em 15 de setembro de 2014...

Clique para ver a matéria.

Desejamos saber a sua opinião. Entre em contato! ;)