Numa atitude de parceria entre a escola e a família, a Orientação Educacional do
Colégio Nossa Senhora Consolata considera importante abrir um canal de
comunicação com os pais para podermos somar estratégias que propiciem
aprendizagens significativas para a vida do educando.

Orientação Vocacional

Vocação * Ato ou efeito de chamar.
• Chamamento, eleição, escolha predestinação;
• Inclinação, propensão, tendência para qualquer atividade;
• Inclinação para...;
• Disposição natural do espírito, índole.

O que você vai ser quando crescer? Esta era uma pergunta que se fazia há alguns anos atrás e servia de meta naquele momento sócio, histórico, político e científico , a partir do tipo de sociedade em que vivíamos, podendo –se “escolher” uma profissão, pois as expectativas de futuro eram previsíveis.

O contexto do mundo pós moderno, é caracterizado pela diversidade, pela aceleração, pela velocidade, pelo consumo, pela satisfação imediata dos desejos, pelo impacto do mundo tecnológico na vida individual e social, pela mudança das relações familiares, enfim pela rapidez das mudanças no cotidiano da vida do ser humano.

E a educação é, e será, cada vez mais complexa porque vai incorporando dimensões antes menos integradas ou visíveis como as competências intelectuais, emocionais e éticas. A educação será mais complexa porque cada vez mais se estenderá para além do espaço físico da sala de aula para muitos espaços presenciais e virtuais.

O aluno se transformará no protagonista de sua própria formação.O perfil do profissional esperado será o que consegue integrar vários campos de conhecimento, varias competências, juntar teoria e prática, e enfrentar e resolver os problemas que se apresentem.

Então, é preciso que o aluno:
• Descubra–se como sujeito capaz;
• Como protagonista de sua história individual e coletiva;
• Goste de aprender e tenha prazer no que faz;
• Aprenda a viver corajosamente, lidando com os sabores e dissabores tão próprios da vida humana.

Assista abaixo um vídeo motivacional e entenda mais sobre o assunto:

Desejamos saber a sua opinião. Entre em contato! ;)