Atualizado dia 22 de Janeiro às 10:14.
  Atividades de enriquecimento curricular

O Colégio Consolata oferece a seus alunos atividades de enriquecimento curricular, que dão oportunidade ao aluno de desenvolver habilidades nas áreas artísticas e esportivas.

Para cada atividade há dias específicos na semana e horário. São elas:

1 –BANDA MARCIAL: 2ª feira: Sopro 17h30 às 19h00 Quadra
Prof. Marcelo Bonvenuto 3ª e 5ª feira: Sopro e Percussão CCEC
(a partir do 3º ano do EF)

2 –LINHA DE FRENTE: 3ª e 5ª feira: 17h30 às l9h00 Quadra
Profª. Cláudia Regina CCEC

O ingresso na Linha de Frente dependerá do número de vagas remanescentes.

Estas são atividades que oferecem o desenvolvimento da sensibilidade, da leitura e da memória musical, ampliando oportunidades de desenvolvimento da auto-estima, do senso crítico e da vivência das relações de respeito e diálogo.

•Um dos compromissos mais importantes de cada aluno é a assiduidade e a pontualidade nos ensaios e atividades programadas.
•Toda ausência será justificada por escrito na agenda e assinada pelos pais ou responsável direto.
•Para uma melhor apresentação pessoal nos ensaios, todo participante estará com camiseta normal ou a camiseta do uniforme.
•Nas apresentações da Corporação Musical, todos estarão impecáveis em relação ao uniforme (limpo e bem passado, barra das calças e saias, comprimento, sapatos bem conservados), cabelos bem penteados e de acordo com o que for estipulado pelo grupo. Isso tudo são fatores que contam pontos para a corporação numa apresentação com júri.
•Encontra-se à disposição na sala da Banda o endereço da fábrica de sapatos e/ou botas específicas. Posteriormente enviaremos mais detalhes sobre o uniforme.

3 –FLAUTA DOCE: 6ª feira: 17h30 às 18h30 Colégio
Prof. Marcelo Bonvenuto (a partir do 3º ano do EF)

Serão desenvolvidas atividades referentes:
•a acuidade auditiva e musical
•a coordenação rítmica
•a interação em grupo e cooperatividade
•ao aprendizado da leitura musical

É necessária a aquisição da flauta doce germânica de preferência da marca Yamaha e de uma pasta arquivo para as fichas utilizadas.

4 –CORAL INFANTIL: 2ª feira: 12h00 às 13h00 Auditório
Profª. Lydia Godau (a partir do 3º ano do EF) CCEC

5 –CORAL JUVENIL: 4ª feira: 17h30 às 19h00 Auditório
Profª. Lydia Godau CCEC

6 –CORAL ADULTO: 5ª feira : 18h00 às 19h30 Auditório
Profª. Lydia Godau CCEC

O canto coral do Colégio Consolata acontece em três grupos: infantil, juvenil e adulto (Coral Sempre Encanto).
As atividades de canto visam:
a) Incentivar crianças, jovens e adultos a se expressarem através dos sons e dos ritmos de músicas de várias procedências (populares, folclóricas, clássicas, renascentistas, modernas, rítmicas, spiritual, etc), para se tornarem mais criativos, observadores, seguros, extrovertidos, produtivos e principalmente, mais felizes.
b) Oferecer aos alunos a possibilidade de se apresentarem para diferentes comunidades, levando mensagens de paz, amor e alegria, que fluem através do canto dos pequenos cantores para os ouvintes.
c) Melhorar a capacidade respiratória, motora e de coordenação geral dos participantes; promover a convivência em grupo; cuidar da qualidade da voz e saber ouvir a melodia do colega sem se perder na sua própria.
d) Conhecer a vida e obra de compositores de todos os gêneros através das peças que são estudadas.

7 –GRUPO METAMORFOSE: 5ª feira: 13h15 às 15h30 Auditório
Prof. Ronaldo (a partir do 8º ano do EF) CCEC

Obs.: Os alunos inscritos para esta atividade serão selecionados através de um sorteio.

8 –GRUPO INCARTA’Z: 3ª feira: 13h15 às 15h30 Auditório
Prof. Ronaldo (para os alunos participantes do Grupo Metamorfose do ano anterior) CCEC

O Teatro é uma atividade que tem o objetivo de integrar e favorecer um melhor relacionamento e conhecimento grupal e individual. Aguçando a sensibilidade, os sentimentos, levando à prática da responsabilidade, da organização, da disciplina, do respeito, da concentração, da atenção, da espontaneidade, da imaginação, possibilitando resgatar valores, atos e costumes e uma maior relação com o mundo que nos cerca.
Entre as atividades estão a carpintaria (confecção) de um texto e a apresentação teatral.

9 –GRUPO DE DANÇA: 2ª feira: 13h15 às 15h30 Auditório
Prof. Leandro (a partir do 9º ano de EF) CCEC

O Grupo de Dança é uma atividade que tem o objetivo de integrar e favorecer um melhor relacionamento e conhecimento grupal e individual. Aguçando a sensibilidade, os sentimentos, levando à prática da responsabilidade, da organização, da disciplina, do respeito, da concentração, da atenção, da espontaneidade, da imaginação, possibilitando resgatar valores, atos e costumes e uma maior relação com o mundo que nos cerca.

10 –ESPORTE:
Prof. Luiz Carlos 2ª feira: 17h30 às 18h30 Quadra
(5º ano do EF –Masculino) CCEC

Profª Cláudia Regina 6ª feira: 17h30 às 18h30 Quadra
(5º ano do EF –Feminino) CCEC

Podemos definir esporte como “todas as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional”.
Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outros.
O principal objetivo da “aula de esportes”é proporcionar ao aluno um primeiro contato com diferentes modalidades esportivas coletivas, desenvolvendo seus fundamentos e as capacidades físicas, respeitando as regras e adotando uma postura cooperativa.

Senhores Pais, seremos parceiros durante este ano e estamos certos de sua participação efetiva em todos os nossos eventos. Estamos sempre à sua disposição para esclarecimentos necessários.

Nossa Equipe: Prof. Marcelo Bonvenuto
Profª Cláudia Regina de S. Álvares