Conheça melhor a Campanha Missionária de 2003

Marilac e nós do Colégio Consolata

Buscando manter vivo o carisma missionário que perpassa todas as atividades realizadas no Colégio Consolata, nós, da equipe de Pastoral, nos preocupamos em motivar toda a comunidade educativa para que consigamos ampliar nosso campo de atuação frente os nossos irmãos mais necessitados.

Onde atuar? “A messe é grande, os operários são poucos”.

Para nós, estarmos ligados a algum campo de Missão das Missionárias da Consolata, é dar novo significado ao carisma Missionário da escola e possibilitar a continuidade desse trabalho de acordo com as necessidades em outras épocas do próximo ano. O lugar escolhido foi Marilac, MG, com cerca de 4.400 habitantes, localizada próxima ao Vale do Paraíba, pertencente à diocese de Governador Valadares.

Por que Marilac?

Por se tratar de uma região carente, campo de Missão das irmãs Missionárias da Consolata, onde as crianças tanto da área rural como urbana, são vítimas do sistema excludente agravados, no sertão, por vários fatores:

-          baixa renda familiar causada pela ausência de mercado de trabalho;

-          condições desumanas de trabalho, moradia, saúde, alimentação;

-          gravidez precoce;

-          falta de higiene, alimentação adequada e medicina preventiva;

-          educação de péssima qualidade ou completamente ausente;

-          isolamento e sobrecarga de trabalho, com exploração da mão de obra infantil;

-          sistema de saúde precário;

As missionárias da Consolata, com seu trabalho junto aos mais necessitados, visam superar as carências, buscando desencadear um processo educativo que ofereça formação através do convívio, com soluções simples ao alcance da sua realidade. Promover a vida, vida em abundância.

Unindo forças ao trabalho internacionalmente reconhecido da Pastoral da Criança, as missionárias vêm ampliando ainda mais o seu campo de atuação

Uma das irmãs é a coordenadora da Pastoral da Criança na região. As ações das missionárias da Consolata na Pastoral da Criança estão ligadas à:

Solidariedade e promoção humana (criança, família, gestante)

-          Combate à mortalidade infantil, desnutrição e marginalidade social (prevenção)

-          Produção da multimistura e alimentação alternativa:

·        Preparação de alimentos e remédios caseiros;

·        Aproveitamento de cascas, folhas e sementes;

·        Práticas alternativas de nutrição e alimentação;

-          Saúde - Medicina infantil e alternativa – higiene e prevenção:

·        Preparação e distribuição gratuita de remédios contra verminoses, xaropes e soro caseiro

-          Formação de lideranças para a Pastoral;

Organização de campanhas, junto à comunidade, para o auxílio às famílias carentes com enxovais e roupas para as crianças abaixo de 6 anos ;

Como poderemos ajudar essa comunidade? Como poderemos colocar em prática todo o Amor que guardamos em nosso coração?

Nossas metas são a arrecadação de:

1-       Material para a multimistura: Leite em pó/ Açúcar mascavo

2-       Enxovais para mães gestantes

3-       Roupas para crianças abaixo dos 6 anos

4-       Dinheiro para ajudar na compra de uma máquina de costura industrial reta – necessária para costurar e arrumar as roupas das crianças da Pastoral

Quando acontecerá essa arrecadação?

No período de 17 à 21 de Novembro

Não deixe de participar, alguém em Marilac precisa de você!

“Nada é pequeno quando se tem um grande amor” Pe Allamano