Bem-Aventurado Padre José Allamano, um olhar de Amor para a VIDA

Quando alguém que amamos e admiramos faz aniversário nos enchemos de alegria com essa pessoa e participamos da festa.

Conosco, aqui no colégio, não é diferente. Allamano, pai dos missionários e missionárias da Consolata vive nesse dia 7 de outubro o 13º aniversário de sua beatificação. Em 1990 o papa João Paulo II o proclamou bem-aventurado.

Todos aqueles que conhecem um pouco de sua obra de se amor incondicional à Consolata sentem-se abençoados por Deus por fazer parte de sua família.

Maiores detalhes da biografia de José Allamano, nascimento, morte, fatos que marcaram sua infância, seus estudos, nós encontramos em muitos sites, inclusive o da escola, em muitos livros, inclusive em nossa agenda. Portanto podemos ler e saber mais a qualquer hora em qualquer lugar.

Mas, deixar-nos encantar diante de sua fé, diante de seu amor, sua doação aos irmãos é outra coisa.

Ele sonhou alto. Não sonhou para si, sonhou para o Mundo. E quando viu que não poderia seguir caminhando na direção que seu coração queria... pois sua saúde era frágil, muito frágil... ele não teve dúvidas plantou a semente de seu sonho em outros jardins, em outros corações.

Enviou outros em seu lugar. E ficou feliz com eles e por eles.

África, Ásia, América. Seu sonho voou longe e... não voou como hoje, onde todas as distâncias se tornam curtas pelas facilidades da tecnologia. Esse vôo aconteceu no início do século passado.

Ah!!!! Coragem!!! Uma de suas muitas qualidades.

Pe. Allamano dizia que os missionários eram portadores de esperança: "Esta é realmente obra do Senhor".

E pessoal, não para por aí, de Turim ao Imirim, um sonho vivo, sonho de ação, doação, transformação. Sonho que não tem fim.

E pensar que nem estaríamos aqui, juntos a essa hora, talvez nem tivéssemos nos conhecido, se não fosse por esse homem!

Isso nos faz refletir que uma escolha que fazemos em nossa vida pode mudar, transformar a vida de outros tantos milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, que convivem direta ou indiretamente conosco. E com Allamano foi assim, ou melhor, é assim!

E nós, somos aqueles que tivemos em algum momento nossas vidas tocadas por seus ideais.

Então, que recado ele daria a cada um de nós nesse dia, dia que é todo dele:

1-     “Esteja acima das idéias estreitas que predominam no mundo.” Nascemos para as coisas do alto.

2-     “Seja manso de coração, esse é o caminho para a transformação.” Acredite você pode!

3-     “Seja forte, vigoroso, cheio de entusiasmo.” Faça a diferença.

4-     “Faça o bem com perfeição e sem fazer barulho.” Lembre-se dos irmãos.

5-     “Procura somente a Deus.” Entregue-se a Ele.

6-     “Tenha coragem! Siga sempre em frente! Avante no Senhor!” Ele te guarda e te protege.

7-     “Pense assim: Um por todos e todos por um! Numa escola, esta é a coisa mais necessária. O primeiro Bem.” A amizade verdadeira dá cor á vida.

8-     “Não diga nunca: Não cabe a mim!”  O primeiro passo pode ser seu.

Tenhamos a certeza, de que ao lado do Pai, Allamano tem orgulho da dimensão de seu trabalho missionário e da imensa família que se formou ao redor de seu projeto de amor filial à Consolata. Família da qual, todos nós fazemos parte.