100 ANOS DE CONSOLAÇÃO

20 de junho: Festa da Padroeira do Colégio Consolata

Em 1880 o Bem-aventurado Allamano assumiu a direção do Santuário da Consolata. Sob o olhar de tão terna mãe, Allamano iniciou dois Institutos Missionários: os missionários da Consolata, em 1901 e as Irmãs Missionárias da Consolata, em 1910.  100 Anos de Consolação , portanto , em  24 Países da Europa, África, América e Ásia onde os Missionários e Missionárias trabalham. "Sem a Consolata - disse o Allamano - não podemos realizar nada. (...) Ela é a Mãe terníssima que nos ama como a pupila de seus olhos".

Nosso Colégio é um símbolo vivo do nome e missão da Consolata. Celebrar a festa de nossa Padroeira é mais do que recordar um fato histórico, portanto. É assumir o compromisso que o nome "Consolata" significa: deixar-se consolar pela Mãe de Jesus Cristo, olhar os outros com ternura e assumir, com os Missionários e Missionárias da Consolata, a causa de Jesus Cristo, o único e verdadeiro Consolador.

O título parece paradoxal. Como podemos falar de consolação quando a imagem da dor, tanto ao nosso redor como além fronteiras, parece cada vez mais assustadora?

Para quem , no entanto, tem a coragem de entrar, com ternura, na dor humana, o slogan é significativo. Explicita a experiência daqueles que saem de si e de sua terra para, em nome da Consolata, construir pontes de consolação e vida. Consolam e são consolados.

De fato, Consolata é mais do que um nome. É uma missão.
           
O título de "Consoladora dos aflitos" ou simplesmente "Consolata" foi dado pelo povo de Turim (Itália) à Maria, há mais de 15 séculos. Ela sempre o consolou no decorrer da história!

A festa, celebrada no dia 20 de junho, tem um motivo especial. O francês João Ravache, homem rico, mas infeliz porque cego de nascença, seguindo a intuição de um sonho, recuperou a visão quando, em Turim, rezou perante o quadro de Nossa Senhora, uma pintura do século IV, retirada intacta dos escombros da antiga igreja de Santo André, destruída em 1070. Era o dia 20 de junho de 1104. Uma nova igreja foi construída em sua honra!

   

 

Centenário das Missionárias