Criada em 1971, a Banda Marcial Consolata é um espaço privilegiado em que crianças e jovens experienciam, compreendem, conhecem e apreciam a diversidade da linguagem musical. Um espaço propício para o desenvolvimento de atividades de improvisação e interpretação com instrumentos musicais que favorecem não só o desenvolvimento da sensibilidade, da leitura e da memória musical, mas também (e em especial), ampliam as oportunidades de desenvolvimento da auto-estima, do senso crítico e da vivência de relações de respeito e diálogo.
A Banda Marcial Consolata é hoje herdeira legítima dos valores e dos sucessos obtidos pela Fanfarra Consolata nas décadas de 70 e 80, sendo nessa época, uma das mais premiadas do Brasil.
Atualmente a Banda Marcial Consolata tem no seu Corpo Instrumental 45 alunos divididos nos naipes de sopro e percussão e regidos pelo Maestro Marcelo Bonvenuto.
Os alunos iniciantes tem durante um ano o desenvolvimento de conceitos relacionados à teoria musical e início ao aprendizado da flauta doce.
Depois disso, o iniciante ingressa no Corpo Instrumental com 100% de aproveitamento nas atividades específicas.
O Corpo Coreográfico é formado por 60 participantes divididos por naipes coreográficos, incluindo movimentos de marcha, dança e arte cênica, sob a orientação da Profª Cláudia Regina de Souza Álvares.

Equipe:
Profº Marcelo Bonvenuto
Profª Cláudia Regina de Souza Álvares
Profª Zélia Maria Noronha
Profª Marlene Prates