MARÇO: Campanha da Fraternidade

Diretora do
Colégio
Consolata

Publicado dia 05 de março de 2018.

Fraternidade, Oração, Caridade.

A Campanha da Fraternidade de 2018 chega com um apelo bem conhecido e muito próximo de nós pelo tema: ‘Fraternidade e superação da violência’ e o lema: ‘Vós sois todos irmãos’ (Mt.23.8). CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Com esta orientação buscaremos conduzir toda a nossa caminhada quaresmal (de cinco semanas) nos âmbitos pessoal e escolar, tempo no qual somos convidados a esperar as alegrias pascais com espírito de oração e de caridade fraterna.  A oração acompanhada com a fraternidade ao longo da Quaresma nos faz repensar nossas práticas de vida com a boa notícia que Jesus deixou como testamento de vida a seus discípulos: “Vos sois todos irmãos” (Mt. 23,8). A oração nos aproxima de Deus e faz-nos sentir o amor que Ele tem com cada um de nós, seus filhos.  O Allamano, ao falar da oração aos seus missionários, assim se expressava: “Toda a nossa ação, espiritual ou material, deverá sempre começar com Deus e terminar em Deus”. Gostar e sentir a necessidade de falar com Deus é frequentar a escola da humildade e da gratidão com o Senhor da nossa vida e do próximo que senta ao nosso lado e que caminha conosco todos os dias.

“Haverá caridade se houver vida de piedade” (Allamano). A caridade, quando praticada, fortalece a nossa vocação de cristãos, liberta-nos do egoísmo e de todo tipo de violência e preconceitos; faz-nos reconhecer a realidade fragilizada do outro com compaixão, como um alguém que busca se converter mediante a minha ajuda.

Assim, a oração e a caridade dão a nossa comunidade um sentido todo especial de vivência da Campanha da Fraternidade com a busca pela superação de todo tipo de violência. Pela oração somos discípulos; pela caridade, missionários. Com a oração nos alimentamos de valores; com a caridade praticamos as boas atitudes; pela caridade caminhamos com Jesus e damos continuidade ao seu projeto de amor pelo mundo a fora.
A cada ano o tempo litúrgico da Quaresma vem acompanhado de um tema e um lema que nos convidam a contemplar com gratidão a vida, morte e ressurreição de Cristo para sermos cada dia melhor instrumentos de paz em nossos relacionamentos. Pedimos que Maria, a Mãe das Consolações, nos acompanhe neste caminhar, que Ela nos tome pela sua mão e nos conduza à Luz da Ressurreição.

Pois bem, a superação da violência interessa a todo e qualquer cidadão e cada um por si só, tem o compromisso e dever de cuidar dos seus instintos, para viver bem e ser feliz nesta e na outra vida. Sempre quando tratamos da violência, entramos na relação do bem comum: o cuidado e respeito à vida de toda pessoa sem se importar com a situação em que vive.

No Colégio Consolata, os alunos que compõem os Grupos Artísticos representam, todos os anos, a encenação da Via Sacra para reviver, com muito carinho, devoção e comoção, a Paixão de Cristo. Sempre ao final da encenação da Paixão de Cristo, quando Jesus é descido da Cruz e entregue a sua Mãe, é um dos momentos mais emocionantes. É uma cena que nos dá arrepio, pois lembramos na realidade o momento drástico, que ainda hoje, se repete na vida de tantas mães das nossas cidades as quais experimentam em carne a mesma dor da Mãe de Jesus. Muitas pessoas choram, pois a cena comove a todos. Tanto empenho e dedicação sempre rendem bons frutos. Vemos rostos brilhantes de verdadeira Páscoa! O agradecimento sincero do público é a maior recompensa aos nossos atores.

Portanto, não perca este espetáculo! No dia 23 de março, às 20 horas, a encenação Via Sacra, no Centro Cultural Esportivo Consolata (CCEC). Reserve essa data na sua agenda!

Com as bênçãos de nosso Deus,
Ir. Cecilia Beltrame
Diretora