MAIO: Mês de Maria  
Ir. Cecilia Beltrame

Diretora do
Colégio
Consolata

 

Publicado dia 04 de maio de 2017.
 

 

 

Com alegria celebramos, em comunhão com a Igreja, o ano jubilar mariano em atenção aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora, no Rio Paraíba, e os 100 anos da aparição em Fátima.

Em maio, milhões de pessoas participam de romarias e peregrinações a santuários marianos para dar cumprimento às suas promessas em agradecimento aos favores e graças recebidos por intercesssão desta boa Mãe.

No dia 20, aos seus pés, estará também a nossa comunidade educativa: nossos professores, colaboradores e Irmãs. Em sentimento profundo de fé e devoção, depositaremos as nossas preces de agradecimento acompanhadas de nossos presentes, tanto espirituais quanto materiais.  

"Maria, Mãe dos caminhantes, ensina-nos a caminhar, nós somos todos viajantes, mas é difícil sempre andar."

Não existe nesta terra beleza humana semelhante à de Nossa Senhora.

A Pastoral do nosso Colégio, com cuidado e carinho, sempre incentivou o cultivo e devoção a esta terna Mãe nas festas e celebrações, com momentos específicos dedicados com toda honra pelo que Ela representa à nossa comunidade educativa.

Este é um mês especial! Mês da Mãe do céu e da mãe que Deus escolheu para nos gerar, criar, educar, proteger e amar. É quando damos início à preparação da festa da nossa Padroeira, Nossa Senhora Consolata, com o envio das capelinhas às famílias. Maria, com o seu semblante de Mãe, sempre deixa transparecer a divindade de seu Filho muito amado por onde passa. Feliz é a família que sabe acolher essa presença. Ela é a Mãe do Puro Amor, é promessa e esperança; é ternura e solidariedade; é bondade e amor. É o veículo direto de comunicação com Seu Filho. É nossa intercessora, a Consoladora.

A ela, confiamos nossas fraquezas, sofrimentos, limitações, expectativas, o nosso hoje e o nosso amanhã.  O colo de Maria é mais que maternal. Nele encontramos abrigo e consolo. Ela nos conforta, acalenta. É mãe cuidadora, amorosa que vive para seus filhos, os abençoa e solidifica na fé seu amado Filho.

Estamos acostumados a vê-La nos altares, merecidamente, envolta em vestes douradas, mãos postas, glorificada, intocável. Mas... esforcemo-nos para também vê-la de avental, ensinando, limpando, educando, preparando o café da manhã, o almoço, o jantar, os lanches, lavando, passando, dirigindo, indo às compras, sendo companheira de caminho. Tanto assim, que a nossa relação de filhos com Maria é de infinita igualdade e diferente em grandeza.

O Bem-aventurado Allamano, devoto mariano, dizia “que o Coração de Maria Santíssima é como um quadro onde estão pintados todos os atrozes sofrimentos de seu Filho. Para conhecê-los, não é preciso fitar a cruz, basta observar o coração da Mãe Dolorosa. Os espinhos que ferem a cabeça de Jesus, os pregos que transpassam os pés, as mãos, as feridas que lhe cobrem os ombros, os insultos, as angústias, tudo isso está visivelmente esculpido no coração da Santíssima Virgem”.

Neste mês, o nosso grande carinho se concentra no envio das capelinhas às famílias. Vamos acolher, com muito afeto, esta visita que deseja entrar em nosso lar neste Ano Jubilar Mariano para levar bênçãos, proteção e afastar dele todo tipo de perigo.  Vamos ser fiéis à Mãe de Deus, mantendo-a em um lugar especial e respeitoso. Confiemos nossa vida à Maria fazendo sempre o que Ela nos pede.

  • Lembretes de maio:

Em maio, mês de Maria, Mãe de Jesus e nossa, comemoramos: o Cristo Trabalhador (1º). “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor Jesus Cristo a herança como recompensa... ” (Col 3,23-24);Dia de São José Operário, que na Bíblia é reconhecido como protetor dos trabalhadores (1º); Dia das Mães, quando prestamos homenagens às nossas queridas mamães (13); Dia de Nossa Senhora de Fátima, convida-nos a celebrar os 100 anos da aparição, em Fátima, de Nossa Senhora aos pastorzinhos Francisco, Lúcia e Jacinta (13); Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, que nos remete à aprovação da Lei Áurea (13); Peregrinação ao Santuário de Aparecida,  Professores, Colaboradores e Irmãs (20); e  início da novena de preparação à Festa de Pentecostes (26).

Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós!

A todos nós um abençoado mês de maio!

Com carinho,
Ir. Cecilia Beltrame
Direção