JUNHO: Mês da Consolata e Dia do Colégio  
Ir. Cecilia Beltrame

Diretora do
Colégio
Consolata

 

Publicado dia 05 de junhode 2017.
 

 

 

Nossa Senhora da Consolata é o nome italiano para uma devoção conhecida como Nossa Senhora da Consolação e também Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos.


História

Santo Eusébio passou anos exilado em terras do Oriente e da Palestina. Estando na Palestina, ele encontrou um belo quadro de Nossa Senhora da Consolata. Voltando do exílio, ele levou o quadro e o deu de presente ao Bispo de Turim, Itália. O bispo era outro santo, São Máximo.

Este, reconhecendo a beleza e a importância da devoção a Nossa Senhora da Consolata, fez um altar dedicado a ela na igreja de Santo André e chamou o povo para venerar Nossa Senhora sob esse novo título. Muitos milagres começaram a acontecer pela intercessão de Nossa Senhora sob a invocação da Consolata.
Por mais de 400 anos o quadro ficou ali exposto para a veneração e oração dos fiéis. Nossa Senhora da Consolação, na visão dos santos, traz a todas as pessoas a verdadeira e única consolação para o coração humano: seu filho Jesus Cristo.

Heresia contra a igreja

Em 820 os hereges iconoclastas, isto é, destruidores de imagens, invadiram a cidade de Turim e destruíram tudo que encontravam que fizesse referência à fé cristã. Os religiosos, então, esconderam tudo quanto conseguiram esconder, inclusive o quadro de Nossa Senhora da Consolata. Por isso, o quadro ficou esquecido nas catacumbas da igreja de Turim. Ele permaneceu lá por mais de 100 anos. Chegaram a pensar que ele tinha sido destruído.


Redescoberta do quadro de Nossa Senhora da Consolata

No ano 1014, um Marquês italiano chamado Arduino, estava muito doente. Em seu leito de dor e oração, teve uma visão de Nossa Senhora. Na visão, Maria lhe pedia para construir uma igreja nas ruínas da antiga igreja de Turim. Depois dessas visões, Arduino ficou curado.
Por isso, e como forma de agradecimento, ele começou a construção da igreja nova, como Nossa Senhora tinha pedido. Nas escavações das ruínas da antiga igreja, redescobriram milagrosamente o quadro de Nossa Senhora da Consolata. A imagem era como Nossa Senhora tinha aparecido para Arduino. Foi uma grande consolação para a igreja local.

Nova guerra em Turim e novo milagre

Mais de 100 anos depois, uma nova guerra assolou a cidade de Turim e a igreja onde estava a imagem de Nossa Senhora da Consolata. E, mais uma vez, o quadro ficou escondido entre os entulhos por muitos anos. Novamente, todos pensaram que o quadro tinha sido destruído e isso foi causa de grande tristeza para o povo.

O grande milagre de Nossa Senhora da Consolata

Maria Santíssima, na forma de Nossa Senhora da Consolata apareceu a um cego que vivia bem longe de Turim. Seu nome era John Ravais e ele vivia na França. No sonho, ela pedia que ele fosse a Turim escavar os escombros da igreja para encontrar a imagem.
Maria lhe pedia também para ele construir novamente a igreja e prometeu que ele seria curado. John Ravais obedeceu prontamente. Quando chegou a Turim, procurou o Bispo, e este, depois de ouvir sua história, lhe deu todo apoio necessário nas buscas da imagem. Contrataram pedreiros e começaram as escavações.
E, tal como John Ravais tinha visto em seus sonhos, encontraram o quadro de Nossa Senhora da Consolata. Quando John Ravais chegou perto do quadro, ficou curado de sua cegueira. Foi uma grande emoção para todos.

Devoção a Nossa Senhora da Consolata

A partir de mais este milagre, a população de Turim assumiu Nossa Senhora da Consolata como protetora e padroeira da cidade. A devoção começou a se espalhar pela região, depois por toda a Itália, depois pela Europa e depois para o mundo inteiro. Hoje existe um Santuário dedicado a Nossa Senhora da Consolata em Turim. Peregrinações do mundo todo vão até lá para ver o quadro e rezar Nossa Senhora da Consolação.

Oração a Nossa Senhora da Consolata

Ó Mãe Consolata, vós sois no Céu a Rainha dos anjos e dos santos, e aqui na terra é a Mãe das consolações. Vós sois a Consolata, e eu vosso filho, vos peço consolação e graça. (fazer o pedido). Mãe querida, vós sabeis o modo, conheceis o caminho para ouvir-me, por isso confio em vós. Dizei uma palavra a Jesus que trazeis em vossos braços com tanto amor e carinho, e será o suficiente para que eu prove a alegria do conforto. Consolado por vós e por vosso filho, serei capaz de consolar os meus irmãos que mais sofrem. Saberei também enfrentar com serenidade aas dificuldades, encontrando em vós auxilio e proteção, amém.
Nossa Senhora da Consolata, rogai por nós.  

Consolata é uma palavra do dialeto piemontês, isto é, da região de Piemonte, Itália. Significa 'Consoladora' ou 'Consolação'. Portanto, Nossa Senhor da Consolata é o mesmo título de Nossa Senhora da Consolação e também Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. A imagem é um ícone que, acredita-se, tenha sido pintado por São Lucas. Este ícone passou por séculos de adversidades, guerras, dificuldades; esteve escondida por quatro séculos e foi milagrosamente reencontrada nas ruínas de uma capela. Hoje o ícone original está conservado e protegido no Santuário de Nossa Senhora Consolata na cidade de Turim, na Itália. Por ser um ícone no estilo bizantino, a imagem é cheia de símbolos que expressam uma teologia sólida e belos significados espirituais. Vamos conhecê-los.

A cabeça inclinada para Jesus

A cabeça de Nossa Senhora da Consolata levemente inclinada para o Menino Jesus em seu colo, significa que seu pensamento está em Jesus, fonte de vida, misericórdia e consolação. Ela se inclina para Jesus como a seu Deus.

O olhar de Nossa Senhora da Consolata

Ao mesmo tempo, o olhar de Nossa Senhora da Consolata parece perder-se numa imensa contemplação. Trata-se de um convite à contemplação e à oração. Quando contemplamos o amor e a misericórdia de Deus, nossa vida se transforma e fica plena de consolação e paz. Maria sabe que é daí que nos vem toda a consolação.

O olhar do Menino Jesus

No quadro de Nossa Senhora da Consolata, o Menino Jesus olha para nós. Sim. O olhar de Jesus dirige-se para os olhos da pessoa que olha para o quadro. E é um olhar expressivo, acolhedor. É um olhar que convida nosso coração a se entregar sem medo à Mãe e a receber toda a consolação de Jesus.

A mão direita do Menino Jesus

A mão direita de Jesus tem o dedo indicador e o médio esticados e os outros encolhidos. Na iconografia cristã quem faz este gesto é quem domina a ação, é quem tem autoridade, é quem 'fala'. E, neste quadro, Jesus 'fala' com seu olhar e com seu gesto. Mas, o que ele fala' Com o olhar, já vimos que ele nos convida a entregar nosso coração à Mãe. E com seu gesto, embora ele detenha a autoridade, ele aponta para a Mãe como que dizendo: 'Pode entregar seu coração a ela, pois Eu estou com ela'. Além disso, este gesto mostra que Ele está abençoando quem contempla este quadro, pois Ele 'é' a própria bênção de Deus.

A mão direita de Nossa Senhora da Consolata

A mão direita de Nossa Senhora da Consolata aponta para seu próprio coração. Este gesto também nos fala 'de coração para coração'. Maria aponta para seu coração num gesto de amor, obediência e humildade diante de seu Filho. É Jesus quem aponta para ela; e ela, por sua vez, aponta para o seu coração, que já foi transpassado pela espada da dor, mas que venceu pela vitória de Jesus. É como se Nossa Senhora nos dissesse: 'Venha para o meu coração e receba a consolação que meu Filho me deu'.

As mãos esquerdas de Jesus e de Maria

A mão esquerda do menino Jesus segurando o polegar esquerdo de Maria simboliza a união profunda que deve existir entre Deus e os homens. Neste sentido, Maria é o maior exemplo de pessoa humana unida a Deus. Por outro lado, este gesto lembra também simplicidade, aconchego, carinho, ternura, intimidade. É tudo isso que devemos e podemos cultivar em nosso relacionamento espiritual com a Mãe do Céu.

O manto azul de Nossa Senhora da Consolata

O manto azul de Nossa Senhora da Consolata simboliza o céu, onde ela está e para onde nós deveremos ir, na presença de Deus.

As duas estrelas no véu de Nossa Senhora da Consolata

As duas estrelas simbolizam o Senhor Deus. A estrela no alto da cabeça de Nossa Senhora simboliza o Pai; e a estrela no ombro direito da Virgem, simboliza o Espírito Santo. Junto com o Menino Jesus eles formam um 'Triângulo', que é o símbolo da Santíssima Trindade. Este simbolismo nos ensina que Maria não faz nada por si, mas sempre está em obediência e na presença da Santíssima Trindade.

O manto vermelho e a túnica verde do Menino Jesus

O manto vermelho do Menino Jesus simboliza o sangue e o sofrimento. É como uma profecia sobre a paixão pela qual Jesus vai passar. A túnica verde simboliza a vida que renasce. Depois do sangue, do sofrimento e da morte, a vida volta triunfante. É um prenuncio da ressurreição de Jesus. Nossa Senhora Consolata, rogai por nós!       

Fonte: http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-consolata/23/102/

Com carinho,
Ir. Cecilia Beltrame
Direção