Atualizado dia 16 de março de 2017 às 08h05min.
     
  Projeto de Ètica  
     
 



No dia 14 de março aconteceu a deliciosa tarde de formação no Recanto Consolata dos alunos do 2º ano do Ens. Fud. I.

 

 

Entre momentos muito importantes, realizamos as atividades referentes ao Projeto de Ética do Colégio Consolata que foram organizadas da seguinte maneira:

Planejamento do dia 14 de março de 2017
Projeto de Ética do Colégio Consolata
Programa de Combate à Intimidação Sistemática
NOE

Turma: 2ºs anos
Tema Central: Ética e Convivência Familiar, Social e Escolar.
Tempo disponibilizado: 20 min

Desenvolvimento:

- Roda de conversa sobre os valores humanos allamanianos: “Qual é a importância da amizade? O que é perdoar? Por que o amor é tão importante em nossas relações? Por que as palavras mágicas são importantes?”

- Amigo secreto do bem: Cada criança sorteia um colega da sala e, para ele, deve realizar um cartão em formato de coração que expresse as virtudes do amigo.

- Entrega do desenho ao colega com abraço!

- O amigo vai para a casa com o cartão que o amigo fez sobre ele colado no peito!

A ação educativa, no Colégio Consolata, inspira-se na vivência e espiritualidade de José Allamano, que sempre soube, de forma renovada, praticar o Evangelho de Jesus Cristo, com seu amor filial a Nossa Senhora Consolata, sendo, para seu tempo, educador, que acolhia seus educandos e pessoas, procurando harmonizar, em seu agir, “firmeza nos princípios e suavidade nos modos”.

Nessa visão humanista do sentido da vida, acreditamos contruir para a auto realização e a instrumentalização de nosso educando, em sua individualidade, a fim de que sua atuação no mundo seja geradora de conhecimento, de justiça, de solidariedade, de paz e, consequentemente, de vida harmoniosa.

Nesse sentido, consideramos o presente projeto um instrumento imprescindível, de prevenção a não violência e outras situações negativas, a internalização de valores, auxiliando a manutenção do bem estar individual e de seus pares, que tem por objetivo: Reduzir, prevenir e evitar conflitos no Colégio Consolata; oportunizar cada professor a ser o mediador dos alunos no processo de auto avaliação atitudinal e do diálogo para prevenir e resolver conflitos, estabelecendo combinados e metas para a boa convivência, colocando-se no lugar do outro, respeitando as diferenças e construindo valores de cidadania, ética e respeito; ter uma ação preventiva na comunidade escolar contra práticas agressivas, intencionais e repetitivas.

Confira as fotos!