O Colégio Consolata consegue aliar tradição e evolução.

"Chego a essa conclusão quando vejo no dia a dia a importância que todos aqui dão à arte, com a banda, a orquestra, a dança, o teatro, a musicalização e com as aulas de violão das quais sou o professor.

Minha intenção em escrever aqui é a de ajudar a informar o quão importante é a educação musical para as crianças, jovens e até adultos.

Mostro aqui um trecho de um texto acadêmico que retrata bem o que gostaria de passar."

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Carmen Aguera Munhoz Rodrigues 1
Profª . Drª. Sheila Maria Rosin 2

Há muito tempo, estudiosos têm se dedicado a entender os benefícios que a aprendizagem de música traz para o desenvolvimento humano. Os estudos apontam que, para além de momentos prazerosos, o aprendizado de música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo.

Os estudos revelam também que ela proporciona melhoria no convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e uso de drogas. Favorecendo o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o ensino de música torna-se um excelente instrumento didático-pedagógico, auxiliando o professor no processo ensino aprendizagem escolar.

¹ Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – Paraná
 ² Orientadora. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Universidade Estadual de Maringá.

“A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”
Platão

“... Arte ensinada, Arte aprendida. No espaço do Consolata, o aluno inicia a sua caminhada escolar incentivado a buscar dentro de si algo novo e criativo. A possibilidade é oferecida e para que isso ocorra professores específicos fazem uso da linguagem artística (teatro, dança, música, artes visuais, esportes) carregada de sentido para desenvolver no aprendiz atitudes, disciplina, espírito coorporativo, capacidade de relacionamento, consciência crítica, com profissionalismo centrado na elevação do resultado acadêmico. Mais que uma visão estratégica para nós, o valor destas atividades extracurriculares se percebe na evolução de experiências positivas e no compartilhamento diversificado de atividades, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável a uma esperança que cresce a cada dia...”.
Irmã Cecília Beltrame

Esse é um trecho do editorial da última edição da revista Consolata, escrito pela Diretora Irmã Cecília Beltrame.

A Irmã Cecília conseguiu colocar no texto a visão exata que o colégio tem sobre a arte, o que me deixou muito feliz e satisfeito.

Como músico e professor, me sinto privilegiado em trabalhar nesta instituição, pela visão de seus gestores, pelo acolhimento que tenho de todos os profissionais que aqui trabalham.

Espero por vocês!

Prof. Vinicius Almeida
Músico e professor desde 1989, licenciado em música pela universidade Unisant’anna, São Paulo.