No dia 06 de maio de 2011 a Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Consolata completou 50 anos de fundação, cumprindo de modo indiscutível o papel de integração entre as famílias e o Colégio, visando o desenvolvimento das potencialidades educacionais.

Muitos êxitos foram obtidos com a dedicação daqueles que, de forma direta ou indireta, colaboraram com a APM e o Colégio. Entre eles destacam-se o aprimoramento da Biblioteca, fundação da Fanfarra Consolata, organização da Escola de Pais, criação do Coral Consolata e a concretização de um sonho: o Recanto Consolata.

As sugestões destes projetos inovadores geralmente vinham acompanhados de estratégias para a arrecadação de fundos com a comunidade de modo que estes sonhos pudessem virar realidade.

A promoção de eventos como o Galeto al Primo Canto, Festa do Queijo e Vinho, Festival da Canção, Festa do Sorvete e a Festa Junina mobilizaram a comunidade, dinamizaram o Colégio e resultaram em melhorias que até hoje são desfrutadas coletivamente.

Todo este trabalho e compromisso com o desenvolvimento do Colégio mantêm-se atualmente nas atividades realizadas pela APM.

Destacam-se, entre elas, a realização da Festa da Família e da Olimpicon, viagens de confraternização organizadas semestralmente, a Feira de Troca de Livros que acontece no final de todos os anos e a tradicional e indispensável participação na Festa Junina. Além disso, a APM apoia os grupos de atividades de enriquecimento curricular, como teatro, coral, dança, banda e orquestra.

Pouco mais de uma década depois de fundado, o colégio já contava com mais de seiscentos estudantes e destacava-se na região como um marco referencial em atividades sociais, pastorais e educacionais. Impulsionadas pela diretora Ir. Pier Clara (Margherita Minoli, diretora no Colégio no período de 1948-1969), estas atividades concentravam em torno do colégio a maioria dos moradores, independente de os filhos estudarem ou não no Colégio. Neste contexto foi fundada em 06 de maio de 1961 a Associação de Pais e Mestres (APM), com a assessoria do padre Pascoal Filipelli, com a finalidade precípua de estreitar as relações entre o lar e a escola a fim de que os pais e mestres pudessem cooperar inteligentemente na formação das crianças.

Na primeira década de existência, a APM teve um papel importantíssimo no desenvolvimento institucional do Colégio, como exemplo, o aprimoramento da biblioteca com a compra de uma Enciclopédia Barsa. Nesta época, foi lançada a idéia por Dona Birute Ambrasevicius na reunião da APM do dia 09 de outubro de 1965, da obtenção de uma fanfarra para o Colégio.

Durante a década de 70, a associação viveu um período de muitas realizações. Na gestão da Ir. Heliodora (Eugenia Nardelli, diretora no período de 1970-1971), foi lançado um concurso para a elaboração da logomarca da APM com a finalidade de tornar a associação mais conhecida entre os pais e também manifestou que gostaria que houvesse reuniões de ex-alunos. Foi organizada a Escola de Pais (1970). A direção da escola juntamente com a associação reunia a comunidade para estudos através de palestras de autoridades e educadores convidados. Surgiram também outros projetos, como a Campanha da Rainha da Primavera (lançada por D. Elisa Abatepaulo em 1970), a idéia de um coral pelos alunos da escola e também um teatro (1970), a publicação do primeiro jornal do Colégio (1971) e a realização de um sonho antigo: a aquisição e implementação da Fanfarra Consolata (1971).

Além dessas atividades, a associação proporcionou uma intensa vida social no bairro com a promoção de diversos eventos, como o Galeto al primo canto (especialidade da Ir. Gianarosa Parodi, diretora no Colégio nos períodos de 1972-1980 e de 1992-1993), a Festa do queijo e vinho, o Festival da canção, a Festa do sorvete e a tradicional Festa junina.

Outro marco histórico importante da parceria das famílias com o Colégio, foi a idealização e construção Recanto Consolata com o objetivo de ser um espaço de formação e para o encontro das famílias e professores. Com a participação efetiva da Ir. Gianarosa mobilizando os pais para a arrecadação de fundos através da realização de eventos, a obra foi concretizada em 1976, considerada hoje o paraíso verde do Colégio, onde são realizados eventos e confraternizações e outras atividades escolares do Consolata desenvolvidas com a generosa colaboração dos familiares, a atenção de funcionários prestativos e a dedicação de valorosos professores, a APM que continua a aproximar e conservar a união da nossa comunidade educativa.

1961 a 1965 Domingos Viera de Aquino
2014 Francisco Fleury R. Junior
2015 Francisco Fleury R. Junior
2016 Wagner dos Santos

No dia 17 de março foi eleita a nova diretoria executiva da APM. A chapa presidida pelo Sr. Wagner dos Santos foi eleita com a participação de um grupo de novos colaboradores motivados e comprometidos com a permanente melhoria do Colégio Consolata.

Presidente Wagner dos Santos
1º Vice-Presidente Antonio Carlos da Silva